A Marinha do Brasil emitiu um aviso de ressaca para o litoral carioca, com o início às 9h da última terça-feira (29) e término previsto para as 21h, de quinta-feira (31). Durante o período, as ondas podem atingir entre 2,5 e 3,5 metros de altura.
Nessa terça-feira, ondas de até 4 metros avançaram sobre o calçadão da Praia do Leblon, na Zona Sul do Rio, interditando os dois sentidos da Avenida Delfim Moreira, a principal via da orla. A força da água foi tão forte, que invadiu o portão de um prédio.
A Ciclovia Tim Maia, que margeia as praias do Leblon e São Conrado, foi fechada preventivamente, por medidas de segurança. Ninguém ficou ferido. A ressaca veio acompanhada de ventos fortes, de até 70km/h.
Frente fria derruba temperaturas em SP e RJ; chuva chega em BH e Vitória; veja previsão do tempo Homem que manteve 16 reféns dentro de ônibus no RJ é condenado a 25 anos de prisão
Para esta quarta-feira (20), segundo o sistema Alerta Rio, a nebulosidade pode variar ao longo do dia na cidade do Rio, sem previsão de chuva.
Os ventos estarão predominantemente moderados até o final da tarde, passando a fracos a moderados a partir da noite. As temperaturas apresentarão declínio, com mínima prevista de 11ºC, e máxima prevista de 25ºC.
Recomendações em caso de ressaca
- Evite banho de mar e a prática de esportes aquáticos em áreas com condições de ressaca.
- Não permaneça em mirantes na orla ou em locais próximos ao mar durante o período do aviso.
- Os frequentadores de praias devem seguir rigorosamente as orientações das equipes do Corpo de Bombeiros.
- Pescadores devem evitar navegar enquanto a ressaca estiver ativa.
- Evite pedalar de bicicleta na orla se as ondas estiverem alcançando a ciclovia.
- Em caso de acidentes no mar, não tente resgatar vítimas por conta própria. Acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.