Belo Horizonte
Itatiaia

Mais de 17 milhões de brasileiros têm a nova Carteira de Identidade; veja como pedir documento

Disponível para emissão em todo o Brasil, a troca é obrigatória até 2032, de acordo com a validade do antigo documento

Por
Modelo em papel da nova Carteira de Identidade Nacional
Troca para a nova CIN pode ser feita a qualquer momento nos Institutos de Identificação estaduais • Divulgação / Governo Federal

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já está nas mãos de mais de 17 milhões de brasileiros, segundo balanço divulgado nesta segunda-feira (16) pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Segundo a pasta, a proposta do novo documento é reduzir fraudes, melhorar os cadastros administrativos e qualificar o acesso a serviços públicos digitais.

Como emitir a CIN?

Uma das principais inovações da CIN é o seu padrão nacional e número único, que é o CPF. O documento pode ser usado em papel, cartão ou na versão digital.

Cada estado tem suas próprias medidas para emissão do documento, que podem ser conferidas no site gov.br/identidade.

Novidades do documento

Uma das novidades da CIN é que ela não traz o campo “sexo”. O documento passa a ser emitido com a expressão “gênero” e um campo para preenchimento do nome social, se houver. Além disso, o documento determina o CPF como número único e válido em todo território nacional.

Além de documentos adicionais, poderão ser inseridas observações de saúde, e tipagem sanguínea, assim como os símbolos do Transtorno do Espectro Autista (TEA), deficiência auditiva, visual, física e intelectual.

Com a nova identidade, a probabilidade de fraudes é menor, visto que antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

A nova carteira terá um QR Code, que permite verificar sua autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado, por meio de qualquer smartphone. Conta ainda com um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, o que o torna ainda um documento de viagem.

Por

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde