A consulta ao 2º lote de restituições do
Mais de 6,5 milhões de contribuintes serão contemplados nesta etapa, totalizando um valor de R$ 11 bilhões em restituições. Além das declarações deste ano, também estão incluídas restituições residuais de anos anteriores. Os pagamentos começam a ser feitos no dia 30 de junho.
Do total, cerca de R$ 1,8 bilhão será destinado a contribuintes prioritários, que são:
- 148.090 pessoas idosas com mais de 80 anos
- 1.044.585 pessoas entre 60 e 79 anos
- 91.363 contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave
- 496.650 contribuintes cuja principal fonte de renda é o magistério
- 4.764.634 contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e escolheram o PIX para receber a restituição
Calendário de pagamento das restituições do IR 2025:
As restituições serão pagas em cinco lotes, segundo a Receita Federal. O prazo de entrega das declarações começou em 17 de março. Confira as datas:
- 1º lote: 30 de maio ✅
- 2º lote: 30 de junho
- 3º lote: 31 de julho
- 4º lote: 29 de agosto
- 5º lote: 30 de setembro
Como consultar a restituição?
Para consultar, basta acessar o site oficial da Receita Federal e clicar em “
A página orienta sobre o processo e permite uma consulta rápida ou detalhada, por meio do extrato de processamento no e-CAC. Se houver alguma pendência na declaração, o contribuinte pode enviar uma retificação com as correções necessárias.
A Receita também oferece
Em nota, o órgão reforçou que os pagamentos só são feitos em contas bancárias de titularidade do contribuinte. Se houver erro nos dados bancários ou problema na conta informada, o pagamento não será realizado.
Atenção à malha fina
Durante a consulta, também é possível saber se a declaração caiu na chamada “malha fina”, situação em que existem pendências que impedem o pagamento da restituição.
Para isso, o contribuinte deve acessar o e-CAC no site da Receita Federal, selecionar “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e, na aba “Processamento”, clicar em “Pendências de Malha”.
Caso identifique alguma inconsistência, o contribuinte pode corrigir a declaração ou apresentar os documentos comprobatórios. As restituições só serão liberadas após as pendências serem resolvidas.
O acesso ao extrato pode ser feito com um código gerado no site da Receita ou por meio de certificado digital.
* Sob supervisão de Lucas Borges