Ouvindo...

Homem que ameaçou Donald Trump é alvo de operação da Polícia Civil do DF

Suspeito ainda tentou entrar na embaixada dos EUA em Brasília após enviar ameaças por e-mail

Donald Trump recebia ameaças de brasileiro; CIA acionou o governo brasileiro para interceptar o suspeito

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu um homem de 33 anos nesta quinta-feira (6) que seria suspeito de enviar ameaças contra autoridades dos Estados Unidos, incluindo o presidente Donald Trump. Ele também é acusado de tentar acessar a embaixada norte-americana em Brasília carregando uma mala. O suspeito foi impedido de entrar no local pela equipe de segurança da missão diplomática.

As investigações, conduzidas pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento (DPCEV), apontam que o homem vinha propagando conteúdo extremista com motivações ideológicas e racistas, o que levantou alerta máximo para risco de ação violenta contra alvos estrangeiros.

Leia também

Com a identificação do suspeito, a PCDF cumpriu mandado de busca e apreensão em Goiânia (GO), onde ele mora, nesta quinta. Durante as buscas, os agentes apreenderam documentos e um caderno com anotações que indicavam a intenção de entrar nos Estados Unidos pela Guatemala. O material deve auxiliar na investigação de possíveis vínculos com grupos extremistas no Brasil ou no exterior.

Veja imagens da ação na residência do suspeito

CIA no caso

O caso chegou às autoridades brasileiras após a CIA - o serviço secreto do EUA - comunicar o episódio ao Laboratório de Inteligência Cibernética do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), que repassou as informações à PCDF no fim de outubro deste ano.

A operação contou com o apoio do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação do Ministério Público do DF (NED/MPDFT), da Polícia Civil de Goiás (PCGO) e do Laboratório de Operações Cibernéticas do MJSP.

De acordo com a corporação, a ação tem caráter preventivo e investigativo, voltado a neutralizar ameaças antes que saiam do ambiente digital e representem riscos concretos à segurança - especialmente no caso de alvos sensíveis, como representações diplomáticas em Brasília.

Supervisor da Rádio Itatiaia em Brasília, atua na cobertura política dos Três Poderes. Mineiro formado pela PUC Minas, já teve passagens como repórter e apresentador por Rádio BandNews FM, Jornal Metro e O Tempo. Vencedor dos prêmios CDL de Jornalismo em 2021 e Amagis 2022 na categoria rádio