O sucesso dos bonecos
A teoria é conhecida como “efeito batom”, que descreve um comportamento comum em tempos de instabilidade econômica: as pessoas tendem a substituir grandes gastos por pequenas compras acessíveis, como brinquedos colecionáveis, maquiagem ou roupas. A ideia é buscar conforto em itens simples, em meio à incerteza.
De Labubu a Tribufu: conheça a versão brasileira do boneco que viralizou no Tik Tok Pensando em comprar um Labubu? Especialista faz alerta e revela o que está por trás da nova ‘febre’ do Tik Tok Saiba como personalizar seu Labubu com roupas e acessórios
Esse tipo de fenômeno já aconteceu antes. Casos semelhantes incluem a febre dos Beanie Babies, os cards de Pokémon, os NFTs e até a Mania das Tulipas, ocorrida na Holanda no século 17, quando tulipas raras chegaram a valer fortunas.
A tendência de consumir produtos “aconchegantes” e colecionáveis, como os Labubus, pode estar conectada a um cenário maior: o desejo por estabilidade e afeto em momentos de crise e mudanças.
* Sob supervisão de Lucas Borges