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‘Efeito batom': entenda a teoria envolvendo os bonecos Labubu

Fenômeno pode refletir um desejo coletivo por afeto e escapismo diante da incerteza econômica

Labubu

O sucesso dos bonecos Labubu, que viralizaram nas redes sociais e renderam à PopMart um faturamento de US$ 1,8 bilhão (cerca de R$ 10 bilhões) no último ano, está sendo visto por alguns pesquisadores como um possível sinal de que uma nova recessão global pode estar a caminho.

A teoria é conhecida como “efeito batom”, que descreve um comportamento comum em tempos de instabilidade econômica: as pessoas tendem a substituir grandes gastos por pequenas compras acessíveis, como brinquedos colecionáveis, maquiagem ou roupas. A ideia é buscar conforto em itens simples, em meio à incerteza.

Esse tipo de fenômeno já aconteceu antes. Casos semelhantes incluem a febre dos Beanie Babies, os cards de Pokémon, os NFTs e até a Mania das Tulipas, ocorrida na Holanda no século 17, quando tulipas raras chegaram a valer fortunas.

A tendência de consumir produtos “aconchegantes” e colecionáveis, como os Labubus, pode estar conectada a um cenário maior: o desejo por estabilidade e afeto em momentos de crise e mudanças.

* Sob supervisão de Lucas Borges

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Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas