Do início da Rodovia Presidente Dutra, na capital paulista, até o
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, cerca de 40 mil romeiros peregrinaram até a cidade de Aparecida. Entre eles, está o grupo “ Com Fé Chegaremos”, que reúne cerca de 120 pessoas.
“Temos um grupo grande de apoio e a nossa missão é fazer todos chegarem e cumprirem um propósito. Com fé chegaremos, com segurança, amor, união e acolhimento” disse Thays Chiandotti, que faz parte do grupo.
A coordenadora do “Com Fé Chegaremos”, Gracielly Fernandes Teixeira da Silva, já realiza o percurso há quatro anos. “É uma sensação única. Eu acho que só quem já viveu esse percurso sabe a imensidão de sentimentos que a gente tem e que a gente vive ao longo desses quatro dias. São quatro dias incríveis, onde a gente se renova”, explicou Gracielly.
Já para os integrantes do grupo, Evelyn Guirão e Adriano Ramos Trovão, foi a primeira vez. “Esse é o meu primeiro ano de romaria e a fé das pessoas realmente move, transforma e ultrapassa qualquer dor física. O propósito meu e o propósito que você enxerga das pessoas motiva você a continuar”, contou Evelyn. “Pela primeira vez a experiência que eu estou tendo é surreal. Parece que eu entrei em outro mundo. Agora eu vi que existem pessoas boas de coração no mundo”, completou Adriano.
A expectativa é a de que desde o último dia 3, quando começou a novena a Nossa Senhora Aparecida, até este domingo (12) cerca de 450 mil fiéis passem pelo Santuário Nacional. Só hoje são aproximadamente 150 mil.
Cronograma de celebrações deste domingo (12):
00h às 4h — Vigília Mariana
5h — Missa
8h – Missa Solene
10h30 – Missa
12h – Missa das Crianças
14h – Missa
15h – Consagração Solene
16h – Missa
18h – Missa de encerramento
20h30 – Procissão Solene e show pirotécnico
A história de Aparecida
Em 1717, três pescadores brasileiros encontraram no rio Paraíba do Sul, em São Paulo, uma imagem incompleta de Nossa Senhora da Conceição. Essa descoberta marcou o início de uma profunda devoção popular, que culminou na proclamação de Nossa Senhora Aparecida como a padroeira do Brasil.
Em 12 de outubro de 1717, um evento extraordinário ocorreu no rio Paraíba, em Guaratinguetá (SP). Três pescadores depararam-se com uma descoberta que mudaria a história religiosa do Brasil. Após um dia frustrante sem nenhuma captura, um dos pescadores lançou sua rede e, para sua surpresa, retirou dela uma imagem de madeira escura, sem a cabeça. Em seguida, em uma segunda tentativa, encontrou a cabeça da imagem, identificando-a como sendo de Nossa Senhora da Conceição.
A partir desse momento, as redes dos pescadores passaram a ser repletas de peixes. A notícia se espalhou rapidamente pela região, e a imagem, encontrada por acaso no rio, tornou-se objeto de grande devoção.
A imagem milagrosa foi levada para a casa de um dos pescadores, onde as pessoas começaram a se reunir para rezar e pedir graças. A fama da imagem de Nossa Senhora Aparecida, como passou a ser conhecida, se espalhou por todo o Brasil, atraindo fiéis de diversas regiões.
A devoção popular cresceu exponencialmente, e em 1745, foi construída uma capela especialmente dedicada à imagem. Com o passar dos anos, a fé dos brasileiros na padroeira se fortaleceu, e em 8 de setembro de 1904, a imagem foi solenemente coroada.
Em 1929, um marco histórico: o Papa Pio XI proclamou Nossa Senhora Aparecida como Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial.