Ouvindo...

Crianças acima de 12 meses podem se vacinar contra meningite no SUS a partir desta terça (1º)

Ministério da Saúde amplia faixa etária da vacinação e reforça proteção contra a doença

Vacina contra a meningite passa a ser disponibilizada gratuitamente pelo SUS para crianças a partir de 12 meses de idade

A vacina meningocócica ACWY, que protege contra a meningite, passa a ser disponibilizada gratuitamente pelo SUS para crianças a partir de 12 meses de idade a partir desta terça-feira (1º). A ampliação da faixa etária foi anunciada pelo Ministério da Saúde no último fim de semana.

Até então, a vacina estava disponível na rede pública apenas para adolescentes entre 11 e 14 anos, aplicada em dose única ou como reforço, de acordo com o histórico vacinal de cada pessoa.

O Ministério da Saúde informou em nota que não é necessário que crianças que já receberam as duas doses da ACWY e o reforço sejam vacinadas novamente neste momento.

Por outro lado, crianças que não tomaram a vacina aos 12 meses podem receber a dose de reforço com a ACWY.

A doença

A meningite é uma inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por bactérias, vírus, fungos ou parasitas. Também existem casos de meningite não infecciosa, relacionados a doenças como câncer com metástase nas meninges, lúpus, reações a medicamentos ou traumatismos cranianos.

Leia também

Izabella Gomes é estagiária na Itatiaia, atuando no setor de Jornalismo Digital, com foco na editoria de Cidades. Atualmente, é graduanda em Jornalismo pela PUC Minas