Um incêndio em uma floresta de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, foi extinto nessa quinta-feira (2). O local pegou fogo na última segunda (29). Houve um trabalho conjunto da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Fundação Florestal.
O grande diferencial no combate às chamas foi o uso do retardante do fogo, adquirido pela Defesa Civil. O produto, que foi testado no ano passado e comprado de forma definitiva esse ano, foi utilizado com um avião.
Leia também:
Fogo na Mata do Baleia é apagado, mas hospital mantém atendimentos suspensos Governo reforça alerta após internações por ingestão de bebidas com metanol Inspirado no Smart Sampa, Damião vai lançar sistema de câmeras ‘Muralha BH’
A substância, que é um fertilizante, reduz em 5 vezes o tempo de combate ao fogo e garante até 60% de economia aos cofres públicos, já que são necessárias menos horas de voo para o combate.
O mesmo retardante foi utilizado este ano no incêndio de São Simão, região de Ribeirão Preto. As equipes do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil permanecerão ao longo desta sexta-feira (3), no interior da floresta do noroeste paulista, monitorando a área.