Ouvindo...

Cineasta morto em acidente de avião é fundador de grande bloco de carnaval de SP

Bloco Confraria do Pasmado lamenta a morte de Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz; Ele está entre as quatro vítimas da queda de uma aeronave de pequeno porte no Pantanal

Cineasta morto em acidente de avião no Pantanal é fundador da Confraria do Pasmado, um dos maiores blocos de carnaval de SP

O Bloco “Confraria do Pasmado” divulgou uma nota nesta quarta-feira (24) lamentando a morte de Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz. O cineasta brasileiro conhecido por documentários premiados é um dos fundadores do tradicional cortejo de carnaval de rua de São Paulo. Ele está entre as quatro vítimas da queda de um avião de pequeno porte em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, ocorrida na noite de terça-feira (23).

Luiz Fernando era conhecido por obras de grande impacto, como Dossiê Chapecó: O jogo por trás da tragédia (4x48), indicado ao Emmy Internacional, que retratou o acidente aéreo de 2016 envolvendo a Chapecoense. Também atuou na produção de To Win or To Win, série do grupo árabe MBC/Shahid sobre o Al Nassr FC, time do craque português Cristiano Ronaldo.

Leia também

Nota da Confraria do Pasmado

“A Confraria do Pasmado se despede hoje de Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o nosso querido Luizão. Cineasta documentarista talentoso e um dos fundadores do bloco, Luizão não apenas participou da criação do Pasmado: ele encarnava, como poucos, a alma da Confraria, que há mais de 20 anos leva música, alegria e resistência às ruas de São Paulo.

Entre fundadores, fundadoras e as muitas gerações que se juntaram ao Pasmado ao longo de nossa história, Luizão sempre esteve presente como símbolo do espírito coletivo que nos move. Seu trabalho e sua paixão ajudaram a moldar não só o nosso bloco, mas também o carnaval de rua paulistano, que hoje pulsa forte e diverso graças, em parte, à sua dedicação.

Nosso abraço solidário aos familiares, em especial à nossa querida Gal, fundadora do bloco e companheira de tantos anos do Luizão. E aos amigos e a todos que tiveram a sorte de partilhar de sua energia sempre intensa, generosa e contagiante, fica a certeza de que Luizão seguirá conosco, no batuque, nas canções, na memória e no coração de cada integrante da Confraria.”

Entenda o acidente

O avião de pequeno porte caiu na noite dessa terça-feira (23) em Aquidauana, no Pantanal de Mato Grosso do Sul, e deixou quatro mortos: o arquiteto chinês Kongjian Yu, o cineasta brasileiro Luiz Fernando Fares da Cunha Ferraz, o documentarista Rubens Crispim Jr. e o piloto Marcelo Pereira de Barros

O acidente aconteceu ao lado da pista de pouso da Fazenda Barra Mansa, área turística da região, segundo o Corpo de Bombeiros. A delegada Ana Cláudia Medina, do Dracco, informou que a aeronave explodiu ao bater no solo e todos os ocupantes morreram carbonizados.

Em consulta ao Registro Aeronáutico Brasileiro da Anac, o avião estava em nome de Marcelo Pereira de Barros, que era também o piloto. A aeronave estava em situação regular, mas ele não tinha autorização para táxi aéreo. A Anac informou que o avião estava autorizado apenas para voos visuais, durante o dia, e lamentou o ocorrido.

Fazenda onde aconteceu queda foi cenário da novela Pantanal

A queda aconteceu em um dos cenários onde foram gravadas as duas versões da novela Pantanal, da Globo. A Fazenda Barra Mansa fica às margens do Rio Negro e tem paisagem característica do Pantanal, atraindo turistas desde 1996. O acesso é feito por estrada de terra, com duração de 3h30 a partir de Aquidauana.

Vice presidente lamenta

O presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, lamentou o acidente. “Recebi com tristeza a notícia da queda de um avião, no Pantanal, que vitimou o arquiteto e urbanista chinês Kongjian Yu, no Pantanal, os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr”, escreveu em uma rede social.

Saiba mais sobre as vítimas

Arquiteto chinês Kongjian Yu - criador da ‘Cidade Esponja’

Veja quem era Kongjian Yu, arquiteto que morreu em queda de avião no MS

Kongjian Yu, referência mundial em urbanismo sustentável estava no avião. Ele estava no Brasil para participar da Conferência Internacional CAU 2025, realizada em Brasília. Ele é conhecido pelo conceito das chamadas “cidades-esponja”, que busca reduzir enchentes ao transformar parques e áreas verdes em estruturas de absorção de água.

A ideia já foi aplicada em mais de 250 cidades no mundo e se tornou política nacional na China. Professor da Universidade de Pequim e diretor do escritório Turenscape, fundado em 1998, Kongjian acumulava mais de 20 livros, 300 artigos científicos e prêmios internacionais. De acordo com CAU-BR (Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil), Kongjian Yu estava no Brasil para participar da Conferência Internacional CAU 2025, que aconteceu entre 4 e 6 de setembro em Brasília.

Cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz

Veja quem era o cineasta Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, morto em queda de avião no MS

Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz, o cineasta brasileiro conhecido por documentários premiados, está entre as vítimas. Luiz Fernando foi diretor de “Dossiê Chapecó: O jogo por trás da tragédia (4x48)”, indicado ao Emmy Internacional.

A obra retrata o acidente aéreo que matou jogadores, comissão técnica e jornalistas da Chapecoense, em 2016. O cineasta também trabalhou na produção de “To Win or To Win”, do grupo árabe MBC/Shahid, sobre o Al Nassr FC, time do craque português Cristiano Ronaldo.

Cineasta Rubens Crispim Jr.

Cineasta Rubens Crispim Jr., morreu em queda de avião no MS.

Rubens também era cineasta e vivia em São Paulo. Ele era formado em Artes Plásticas pela (ECA-USP) em 2002, era documentarista, diretor de fotografia e produtor independente. Em 2006, ganhou o reality show “Projeto 48", do canal TNT, e fez seu primeiro curta-metragem, ”Os 400 Golpes”, exibido em toda a América Latina.

Rubens também já trabalhou para canais como Discovery Channel, National Geographic, Arte 01 e a TV Globo.

Piloto Marcelo Pereira de Barros

Piloto Marcelo Pereira de Barros, piloto do avião que caiu no MS.

E a última vítima é o piloto do avião, Marcelo Pereira de Barros. Ele também era proprietário da aeronave e deixa dois filhos. Em suas redes sociais, diversos amigos lamentaram a morte de Marcelo.

Estudante de jornalismo pela PUC Minas. Trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre Cidades, Brasil e Mundo.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.