Onda de frio causa morte de mais de 80 cabeças de gado no MS
Cinco propriedades rurais notificaram as mortes à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeral (Iagro)

Ao menos 83 bois e vacas morreram devido a uma onda de frio em propriedades rurais no Mato Grosso do Sul nos últimos dias. Os casos podem estar relacionados à hiportermia, segundo o g1.
Cinco propriedades rurais notificaram as mortes à Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegeral (Iagro). Vale lembrar que, desde o começo do mês, o Mato Grosso do Sul tem enfrentado onda de frio, com temperaturas abaixo dos 7 °C.
No início do mês, a agência havia emitido um alerta para os riscos de morte de animais por hipotermia. Segundo a Iagro, "as condições climáticas extremas representam um desafio significativo para os rebanhos, principalmente quando há combinação de frio intenso, chuva e ventos fortes por períodos prolongados".
"Para minimizar os impactos das intempéries, a Iagro recomenda que os produtores adotem medidas de manejo preventivo, como recolher os animais em piquetes com capões de mata ou barreiras naturais e artificiais que reduzam a incidência de ventos frios. A orientação também é evitar manter os rebanhos em áreas próximas a corpos d’água e oferecer abrigo aos animais mais sensíveis, facilitando a assistência e o acompanhamento do manejo", dizia o comunicado.
Além disso, a Iagro recomendou reforçar a alimentação do rebanho durante os períodos de frio.
Propriedades que registrarem mortalidade acima dos índices considerados normais devem comunicar as ocorrências à agência.
Formada pela PUC Minas, Maria Fernanda Ramos é repórter das editorias Minas Gerais, Brasil e Mundo na Itatiaia. Antes, passou pelo portal R7, da Record.



