Ouvindo...

Brasileiro que estava em embarcação com Greta Thunberg vai retornar ao Brasil, diz Itamaraty

Thiago chegou na noite de segunda-feira (9) ao aeroporto de Tel Aviv, de onde retornará ao Brasil

O Itamaraty informou que o brasileiro Thiago Ávila vai retornar ao Brasil depois que o barco em que ele estava, junto a outras 11 pessoas, foi interceptado pelo exército israelense. Segundo o órgão, Thiago chegou na noite de segunda-feira (9) ao aeroporto de Tel Aviv, de onde retornará ao Brasil.

A secretária-geral do Ministério das Relações Exteriores, Maria Laura Rocha, disse, em reunião com a esposa de Thiago Ávila, que funcionários da Embaixada do Brasil estavam no aeroporto para garantir que ele receba tratamento digno e tenha direitos observados.

Entenda o caso

Thiago Ávila estava a bordo do barco Madleen, da organização Coalização Flotilha da Liberdade, que iria para Gaza com itens de ajuda humanitária. No entanto, na noite domingo (8) a embarcação foi interceptada pelo exército de Israel.

Junto ao brasileiro estavam outras 11 pessoas, entre elas, a ativista Greta Thunberg. Após serem detidos, os ativistas, caso concordassem em deixar Israel imediatamente, seriam liberados e deportados aos países de origem. Cinco franceses se recusaram e continuam detidos no país

Leia também

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Leia mais