Dezembro será de variabilidade em relação à chuva no Brasil, indicou o
Ainda conforme o órgão, a temperatura deve ficar acima da média em quase todo o país, com diferenças pontuais entre o Sul, o Sudeste e o Nordeste.
Região Norte
Volumes de chuva até 50 mm acima da média histórica podem atingir grande parte do Centro-sul e Centro-Norte do Amazonas, Centro-Sul de Tocantins, maior parte do Pará e praticamente todo o Amapá. Tocantins e o Amapá, por exemplo, podem enfrentar volumes de até 150 mm acima da média do período.
No entanto, quase todo o Acre, oeste do Amazonas e o Centro-Sul do Pará, devem lidar com volumes abaixo da média climatológica. Demais áreas da região enfrentam valores próximos à média climatológica de dezembro.
Já em relação à temperatura, temperaturas até 1,5°C acima da média devem atingir especialmente o sudeste do Pará, na divisa com o Tocantins. Nessas localidades, os termômetros podem variar entre 25 °C e 32,5 °C.
Por outro lado, algumas partes da Região Norte, como o Amapá, o oeste do Amazonas e o noroeste do Pará, indicam desvios dentro da média ou negativos, de até -0,4 °C.
Região Nordeste
Praticamente todos os estados da Bahia e do Piauí devem enfrentar chuvas acima da média histórica de dezembro. Já o restante da região Nordeste deve apresentar volumes de chuva próximos à média climatológica do período. Algumas áreas isoladas do Norte do Maranhão vão lidar com chuvas abaixo da média histórica.
Com temperaturas que ultrapassam 27°C, a previsão é de temperaturas acima da média em todos os estados do Nordeste, principalmente no sul do Piauí. Na localidade, os desvios podem chegar a 1°C acima da média e os valores podem ultrapassar 27°C.
Mesmo em áreas próximas ao litoral, as temperaturas devem ser elevadas, oscilando entre 25°C e 27°C. Em grande parte do Rio Grande do Norte, Norte da Paraíba e Norte do Piauí, a previsão indica temperaturas dentro da média.
Região Centro-Oeste
A previsão indica chuva acima da média em praticamente todo estado de Goiás, assim como no Oeste do Mato Grosso e Leste do Mato Grosso do Sul. Por outro lado, a porção Central do Mato Grosso e no Noroeste do Mato Grosso do Sul devem enfrentar valores abaixo da média.
As temperaturas médias acima da climatologia do mês prevalecem na Região Centro-Oeste em dezembro. As maiores elevações devem ser registradas no norte e leste de Mato Grosso, bem como na porção Central de Mato Grosso do Sul, onde os desvios podem chegar a 1,5 °C.
Região Sudeste
São previstos volumes acima da média em praticamente todos os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, bem como em grande parte de São Paulo. Além disso, prevê-se chuva próxima à média em praticamente todo o estado do Espírito Santo.
As temperaturas médias podem ficar acima de 20°C. Os menores valores ocorrem, principalmente, em áreas do leste de Minas Gerais. Já as temperaturas mais elevadas são previstas para a parte oeste de São Paulo, norte de Minas Gerais e todo o estado do Espírito Santo, com desvios de até 1 °C nessas regiões.
Região Sul
Ao contrário das demais áreas do país, acumulados abaixo da média histórica são previstos em praticamente toda a Região Sul. Prevê-se chuva abaixo da média para todo o estado do Rio Grande do Sul (com volumes até 75 mm abaixo da média no oeste do estado), bem como na maior parte de Santa Catarina e Oeste do Paraná.
Já as temperaturas ficam dentro da média na região Centro-Oeste do Paraná, na divisa com Santa Catarina, na faixa litorânea de Santa Catarina e no Sul do Rio Grande do Sul. Na região Central de Santa Catarina e em grande parte do Paraná, os desvios de temperatura podem ficar até 1°C acima da média, com valores superiores a 18 °C.