Algumas cidades do Brasil podem ser atingidas por um ciclone extratropical nesta semana, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que indica ainda ocorrência de chuva, frio e ventos fortes em parte do Centro-Sul do Brasil.
Uma área de baixa pressão continental, posicionada entre o norte da Argentina e o Paraguai, ganha força e deve avançar sobre o Sul do Brasil, configurando entre terça (11) e quarta-feira (12), um novo ciclone extratropical.
O Inmet esclarece que há diferença entre os modelos numéricos de previsão de tempo para a data de formação e a área exata de configuração do ciclone.
“De acordo com alguns modelos, o sistema se formará no litoral do Rio Grande do Sul, outros indicam sua formação sobre o continente, entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina”, explica o Instituto.
Previsão do tempo
Na segunda-feira (10), uma nova frente fria deve avançar pelo Sul do País. Este sistema terá rápido deslocamento pela região e, na madrugada de terça-feira (11), avançará pelo litoral de São Paulo.
A partir de terça-feira, há previsão de condição de tempo mais ventoso entre a Região Sul, Mato Grosso do Sul e sul de São Paulo. Os ventos intensos, com rajadas mais significativas, devem ocorrer, especialmente, no litoral da Região Sul a partir da tarde de terça, com rajadas que podem superar os 80 km/h em alguns pontos.
Os ventos devem ganhar força, especialmente a partir de quinta-feira (13), atingindo, também, áreas do litoral da região Sudeste.
Ciclone
O ciclone extratropical estará associado a uma frente fria que deverá avançar de forma continental pelo Brasil, atingindo o Sul, e áreas do Sudeste e Centro-Oeste, podendo atingir, inclusive, o sul da região amazônica a partir de meados da semana, configurando um novo evento de friagem.