Enem 2025: o que faz tirar zero na redação? Veja os critérios de correção

Prova de redação do Enem deste ano tem como tema as ‘Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira’

Milhões de estudantes realizam o primeiro dia de provas do Enem neste domingo (9)

A prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2025) deste domingo (9) tem como tema as “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. O dissertação vale 1000 pontos e é um dos principais momentos do exame, exigindo atenção dos vestibulandos para que não caiam nos critérios que podem resultar em uma nota zero.

A redação tem 30 linhas máximas, e os alunos devem escrever em ao menos sete para não zerar. O tipo de texto é dissertativo-argumentativo. Na correção do texto, os professores levam em conta cinco competências, atribuindo nota de 0 a 200 pontos para cada uma:

  • Domínio da escrita formal da Língua Portuguesa;
  • Compreensão do tema e estrutura do texto;
  • Organização das ideias e argumentação;
  • Coesão e coerência;
  • Proposta de intervenção.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) leva em consideração alguns critérios para zerar a redação dos alunos. Os principais motivos são a fuga ao tema proposto, ausência de texto na folha de redação, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa e desrespeito à seriedade do exame.

Cada redação será corrigida por dois corretores, com graduação em letras ou linguística, sem que um tenha acesso a nota atribuída pelo outro.

O Enem em números

O Enem começou às 13h30 para cerca de 4,8 milhões de candidatos em todo país. Além da redação, os vestibulandos ainda devem responder 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas. Do total de inscritos, cerca de 3 milhões são isentos e 1,7 milhão é pagante.

A prova terá duração máxima de 5 horas e meia. Os candidatos que terminarem o exame mais cedo já podem sair, mas só levam o caderno de questões no final do prazo. Para sair com o documento é necessário deixar a sala ao longo dos 30 minutos que antecedem o fim do exame, ou seja, às 18h30.

Pelo menos 98 mil participantes vão usar o exame como certificação de conclusão do ensino médio e a declaração parcial de proficiência na etapa de ensino, iniciativa retomada nesta edição.

Neste ano, o Enem será aplicado em 9 e 16 de novembro nas 27 unidades da federação. Já nas cidades de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, a prova será aplicada nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, em razão da COP 30.

Leia também

Jornalista formado pela UFMG, Bruno Nogueira é repórter de Política, Economia e Negócios na Itatiaia. Antes, teve passagem pelas editorias de Política e Cidades do Estado de Minas, com contribuições para o caderno de literatura.

Ouvindo...