Ouvindo...

Geada avança pelo Brasil com frio intenso nesta sexta-feira (30), diz Clima Tempo

O frio será tão intenso que até áreas da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão (SP) serão atingidas; país pode registrar a menor temperatura de 2025 em várias regiões

Foto de arquivo de vegetação de Monte Verde, distrito de Camanducaia (MG), coberta por geada

O Brasil tem sentido os efeitos de uma intensa massa de ar polar que avançou sobre o país, resultando em uma significativa queda nas temperaturas. Embora a frente fria inicial já tenha se deslocado, o ar gelado associado a este sistema continua atuante e deve seguir influenciando as condições climáticas nos próximos dias. O foco principal agora se volta para a previsão de ocorrência de geada em diversas regiões brasileiras a partir desta sexta-feira (30). As informações foram publicadas pelo Clima Tempo nessa quinta-feira (29).

Segundo o instituto, o fenômeno da geada ocorre quando a temperatura próxima ao solo atinge valores iguais ou inferiores a 4°C, e a umidade do ar se deposita diretamente em estado sólido, formando cristais de gelo sobre superfícies como telhados, carros e gramados.

Leia também: Veja rota da onda de frio em MG e em outros estados do Brasil
Onda polar deve derrubar temperaturas e bater recorde de frio no Brasil; veja previsão para BH

As condições atmosféricas, como céu limpo, vento calmo e ar seco, tendem a propiciar a formação de geada de forma generalizada. “O frio será tão intenso e abrangente que até áreas elevadas da Serra da Mantiqueira, como Campos do Jordão (SP), podem registrar geadas pontuais, especialmente em vales e baixadas das áreas mais altas onde o resfriamento é mais acentuado”, informou o instituto.

Recorde frio

Nessa quinta-feira (29), a massa de ar polar avançou pelo continente e provocou recordes de temperatura mínima para o ano em diversas capitais brasileiras. Conforme o Clima Tempo, Curitiba registrou 5,8°C, Campo Grande marcou 6,6°C, Porto Alegre chegou a 8,5°C, São Paulo registrou 12,4°C e Cuiabá atingiu 14°C. Todas essas temperaturas ficaram abaixo dos recordes anteriores registrados em 2025. E, segundo as projeções, o ápice desta onda de frio ainda não foi alcançado.

Leia também

Além das marcas históricas, houve ocorrência de neve nas regiões serranas do Sul do Brasil. Na Serra Catarinense, localidades como Urupema, que registrou -1°C, e São Joaquim observaram a precipitação de flocos de neve no início da manhã. Similarmente, na Serra Gaúcha, flocos de neve também foram registrados nas cidades de São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Cambará do Sul.

Para esta sexta-feira (30), a expectativa é de uma redução ainda mais significativa nas temperaturas, com a probabilidade de quebra de novos recordes e formação de geada em várias áreas. As temperaturas mínimas esperadas incluem 3°C em Curitiba, 5°C em Campo Grande, 7°C em Porto Alegre e 9°C em São Paulo.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.