Ouvindo...

Igreja anuncia que não vai batizar bebês reborn: ‘rito solene destinado a pessoas reais’

De acordo com a instituição, que não deixou claro se houve alguma proposta ou pedido para batismo em nota divulgada nas redes sociais, a fé católica está ‘centrada na vida e dignidade humanas’

Bebês reborn estão em alta nas discussões públicas e até no Legislativo brasileiro

A Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, de Salvador, capital da Bahia, anunciou, nesta terça-feira (20), que não vai realizar batismos ou quaisquer atendimentos religiosos relacionados aos “bebê reborn” ou “objetos semelhantes”.

De acordo com a instituição, que não deixou claro se houve alguma proposta ou pedido para batismo em nota divulgada nas redes sociais, a fé católica está “centrada na vida e dignidade humanas”.

“Os sacramentos da Igreja são atos sagrados e devem ser tratados com o máximo respeito. O batismo, em especial, é um rito solene destinado a pessoas reais, marcando o início da vida cristã. Por isso, não realizamos batismos nem qualquer atendimento religioso relacionado a bonecas ‘reborn’ ou objetos semelhantes”, destaca a igreja na publicação.

A reportagem da Itatiaia tentou entrar em contato com a igreja para saber se a publicação é “preventiva” ou se realmente houve alguma proposta de batismo de um bebê reborn e aguarda retorno.

Debate acalorado

A notificação da igreja acontece em um momento de intensa discussão sobre o tema nas casas legislativas de todo o país.

Uma enxurrada de projetos de lei estão em tramitação em várias esferas do Poder Legislativo tentando aplicar multas e barrar quem utilizar os bonecos hiper-realistas em filas de atendimento prioritário, dentre outras medidas.

A Igreja

Tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, a igreja faz parte do Centro Histórico de Salvador, declarado patrimônio mundial pela Unesco.

Leia também

Jornalista pela UFMG, Lucas Negrisoli é editor de política. Tem experiência em coberturas de política, economia, tecnologia e trends. Tem passagens como repórter pelo jornal O Tempo e como editor pelo portal BHAZ. Foi agraciado com o prêmio CDL/BH em 2024.