Os repasses do
O valor será liberado de forma escalonada, conforme o número final do NIS (Número de Identificação Social) de cada beneficiário — número que pode ser conferido no cartão do programa. Como ocorre tradicionalmente, os depósitos são realizados nos últimos dez dias úteis de cada mês. A única exceção acontece em dezembro, quando os pagamentos são antecipados e concluídos antes do Natal.
Veja o cronograma de maio do Bolsa Família 2025
- NIS terminado em 1: 19 de maio
- NIS terminado em 2: 20 de maio
- NIS terminado em 3: 21 de maio
- NIS terminado em 4: 22 de maio
- NIS terminado em 5: 23 de maio
- NIS terminado em 6: 26 de maio
- NIS terminado em 7: 27 de maio
- NIS terminado em 8: 28 de maio
- NIS terminado em 9: 29 de maio
- NIS terminado em 0: 30 de maio
Quem tiver dúvidas sobre o Bolsa Família deve ligar no Disque Social, no número 121. Também é possível acionar o canal de atendimento da Caixa Econômica Federal, por meio do número 111.
Alteração de regra
O governo federal atualizou nesta quinta-feira (15) as regras de transição para as famílias beneficiárias do Bolsa Família que passam a ter renda superior ao limite de entrada no programa. A nova norma de proteção entra em vigor a partir de junho e foi publicada em portaria do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome no Diário Oficial da União.
Em nota, a pasta informou que a nova regra de proteção entra em vigor a partir de junho deste ano, com o objetivo de ampliar o foco em famílias em situação de maior vulnerabilidade e promover ajustes “para manter a sustentabilidade e a efetividade do programa”.
Apesar de entrar em vigor em junho, os efeitos na gestão dos benefícios do programa serão sentidos a partir da folha de pagamentos de julho de 2025. ”Ou seja, as alterações se aplicam exclusivamente às famílias que ingressarem na regra de proteção a partir do mês de junho”, destacou o ministério.
Quem tem direito ao Bolsa Família?
Os brasileiros que têm renda familiar de até R$ 218 mensais por pessoa com cadastro atualizado no CadÚnico podem receber o benefício. Para saber de quanto será o auxílio, soma-se os rendimentos de todas as pessoas que moram na mesma casa, independentemente do grau de parentesco dos moradores.
O cálculo do rendimento não inclui o recebimento de indenizações de danos materiais ou morais, benefícios pagos pelo poder público de forma temporária e quantias recebidas em programas de transferência de renda.
Os beneficiários também têm que seguir algumas regras obrigatórias para receber o Bolsa Família. São elas:
- No caso de gestantes, manter o acompanhamento pré-natal em dia;
- Acompanhar o calendário nacional de vacinação e mantê-lo em dia. Também é preciso vacinar as crianças;
- Acompanhar o estado nutricional de crianças menores de 7 anos;
- Manter a frequência escolar mínima de 60% para crianças de 4 e 5 anos, e de 75% para a faixa etária de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica;
- Ao matricular a criança na escola e ao vaciná-la no posto de saúde, a família precisa informar que é beneficiária do Bolsa Família.
*com informações da Agência Brasil