Ouvindo...

Gêmeas siamesas passam por cirurgia de separação neste sábado (10) em Goiás

Kiraz e Aruna de 1 ano e seis meses são unidas por tórax e abdômen; procedimento é realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS)

A cirurgia de separação das gêmeas siamesas Kiraz e Aruana começou na manhã deste sábado (10) no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), em Goiânia.

Unidas por tórax e abdômen, as pequenas compartilham diversos órgãos e estruturas com fígado, intestino, genitália e ossos da bacia. As irmãs também possuem uma terceira perna, o que torna a situação mais complexa.

Kiraz e Aruana são de Igaraçu do Tietê, do interior de São Paulo. Desde os seis meses, a família optou por fazer o acompanhamento com o Dr. Zacharias Calil, pioneiro no procedimento de separação de siameses em Goiás.

O cirurgião que acompanha as gêmeas desde os primeiros meses de vida conta com uma equipe de cerca de 50 profissionais para a cirurgia deste sábado (10) - custeada 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A cirurgia é considerada uma das mais complexas realizadas pelo Hecad.

Em outubro do ano passado as gêmeas passaram por uma cirurgia de para colocar expansores na pele - um procedimento fundamental para estimular o crescimento da pele, e conseguir fechar. Ou seja, ter pele suficiente para a realizar a separação.

Leia também

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), Giullia Gurgel é repórter multimídia da Itatiaia. Atualmente escreve para as editorias de cidades, agro e saúde