Agora no rádio...

Itatiaia é a Dona da Noite

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Dia do Trabalhador: veja funcionamento das agência bancárias

Nesta quinta-feira (1) os trabalhadores receberão um merecido descanso em meio ao Dia do Trabalho

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho (1º de Maio)

Esta semana vai ‘terminar’ mais cedo com um feriado nesta quinta-feira (1º), Dia do Trabalho. Com isso, alguns serviços podem não funcionar ou ter os atendimentos alterados. É o caso das agências bancárias, que não estarão abertas para atendimento presencial.

O Dia do Trabalho é considerado feriado nacional. A data foi instituída em 1924. De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a data comemorativa garante folga aos trabalhadores, apenas com serviços essenciais funcionando no dia.

Leia também

A data relembra uma greve promovida em Chicago, nos Estados Unidos, por trabalhadores que exigiam a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas. No dia 1º de maio de 1886, foi realizado um grande protesto, que gerou confusão, prisões e inclusive trabalhadores mortos.

No dia, alguns serviços bancários online também podem não funcionar. Um exemplo são as compensações bancárias, que não serão efetivadas, o que inclui a TED. O PIX, por outro lado, vai funcionar normalmente. O serviço é conhecido por funcionar 24 horas, todos os dias.

Já na sexta-feira (2), o atendimento ao público segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou possui ponto facultativo. Os boletos de cobrança e contas de consumo, como água, energia, telefone, entre outros, que vencem no feriado (1º), poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia seguinte (2), nos locais onde não há feriado.

No entanto, nos casos dos tributos e impostos que vençam nos dias em que não há compensação bancária, a orientação é que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.

De acordo com a Febraban, uma alternativa prática para os clientes são os meios eletrônicos. Com isso, as pessoas podem usar tanto as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis como os canais digitais dos bancos (celulares e computadores) para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.

A partir das ferramentas, é possível conferir o extrato e checar o saldo. Ainda segundo a federação, os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).

Rebeca Nicholls é estagiária do digital da Itatiaia com foco nas editorias de Cidades, Brasil e Mundo. É estudante de jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UNIBH). Tem passagem pelo Laboratório de Comunicação e Audiovisual do UniBH (CACAU), pela Federação de Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg) e pelo jornal Estado de Minas