O
O resultado da pré-seleção está previsto para sair no dia 6 de maio. A divulgação será constituída de chamada única e lista de espera, de acordo com informações do edital.
O estudante pré-selecionado vai precisar comprovar as informações declaradas no ato da inscrição junto à Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), da instituição de ensino entre os dias 7 e 8 de maio, no horário de atendimento da instituição.
Ainda de acordo com o edital, as vagas remanescentes do Fies são oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Com isso, elas são destinadas para os estudantes que consigam atingir a frequência mínima exigida para concluir o primeiro semestre letivo de 2025, na opção de curso, turno e local de oferta que se inscreveram.
Além disso, 50% das vagas serão reservadas para os candidatos com renda familiar por pessoa até meio salário mínimo, que estejam inscritos no
Já para os candidatos que se autodeclaram pretos, pardos, índigenas, quilombolas e pessoas com deficiência serão reservadas vagas em percentual de acordo com a proporção da população no estado no qual está instalada a instituição de ensino. A reserva será aplicada tanto para o fiés como para vagas destinadas ao Fies Social.
Saiba as condições para participar do processo seletivo
- Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir da edição de 2010, com nota no exame válida até o momento anterior à abertura das inscrições;
- Ter obtido média aritmética das notas nas cinco provas igual ou superior a 450 pontos e nota na prova de redação superior a zero;
- Não ter participado no referido Exame como “treineiro”;
- Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até três salários mínimos;
- Possuir, obrigatoriamente, condições de atingir a frequência mínima exigida para o semestre letivo referente ao primeiro semestre de 2025, no curso, turno e local de oferta da instituição de ensino superior para o qual se inscrever.
Saiba como se inscrever
Para participar do processo seletivo, os interessados devem se inscrever pela internet, por meio do sistema de seleção do programa, conhecido como ‘FiesSeleção’, por meio do link:
Depois de acessar o endereço eletrônico, o candidato deverá fazer o uso da conta GOV.BR do governo federal para conseguir entrar no sistema de inscrição do Fies.
Durante a inscrição, o candidato deverá informar, de forma obrigatória, algumas informações como um correio eletrônico (e-mail) pessoal válido; os nomes dos membros do seu grupo familiar, o número de registro no CPF dos membros do seu grupo familiar com idade igual ou superior a 14 (quatorze) anos, as respectivas datas de nascimento e, caso possuam, a renda bruta mensal de cada componente do grupo familiar.
Isso, além de outras exigências solicitadas no âmbito do ‘FiesSeleção’.
*Estagiária sob supervisão de Lucas Borges