Ouvindo...

Morre Claudio Lembo, ex-governador de São Paulo, aos 90 anos

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de 3 dias; a causa da morte não foi informada

Morreu, aos 90 anos, na manhã desta quarta-feira (19), o ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo (PSD). A causa da morte não foi divulgada pela família.

O velório será realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, entre 10h30 às 15h. O sepultamento ocorrerá no Cemitério do Araçá a partir das 16h00. Em nota, o Governo de São Paulo lamentou o falecimento de Lembo. O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) decretou luto oficial de 3 dias.

Lembo assumiu o comando do estado de São Paulo em março de 2006, quando o então governador Geraldo Alckmin (ex-PSDB) renunciou ao cargo para concorrer à Presidência da República.

Cláudio Lembo deixou o cargo de governador em 1° de janeiro de 2007, quando tomou posse o ex-governador José Serra (PSDB). Antes, ocupou o cargo de vice-governador entre 2003 e 2006. A gestão de Lembo foi marcada pela 1ª onda de ataques do PCC a alvos da segurança pública e ônibus na capital paulista, em maio de 2006.

Perfil

Formado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de São Paulo (USP), Cláudio Lembo construiu uma sólida trajetória acadêmica. Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, também foi reitor da instituição.

Nascido em 12 de outubro de 1934 na capital paulista, Cláudio Salvador Lembo também foi secretário municipal da cidade de São Paulo em várias gestões de diferentes prefeitos, como Olavo Setúbal, Jânio Quadros, Paulo Maluf e Gilberto Kassab.

Leia também

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.