Ouvindo...

Enchente das goiabas; conheça a origem da expressão e a relação com o dia de São José

O período de colheita da goiaba que acontece no final de março coincide com o dia do santo católico

Época da colheita da goiaba acontece no fim do verão

No dia 19 de março, celebramos o dia de São José, pai adotivo de Jesus. A data está ligada a um acontecimento popularmente chamado de “enchente das goiabas”. A expressão foi criada para descrever um fenômeno que acontece durante a colheita da goiaba que se encerra no final de março, coincidindo com o término do verão.

Leia também

É nesse período que as chuvas, características do fim do verão e conhecidas como "águas de março”, se intensificam. Com a força das águas, as goiabas maduras, já prontas para a colheita, são derrubadas das árvores, criando um verdadeiro tapete de frutas no chão – a famosa “enchente das goiabas”.

A expressão nasceu, portanto, de uma observação sobre um fenômeno natural que acontece na mesma época em que se comemora do dia de São José.

Jornalista formado pela Universidade FUMEC com ênfase em Gestão de Crises Institucionais. Na Itatiaia desde 2017, cobriu grandes eventos ligados à Igreja Católica, como a beatificação da mineira Isabel Cristina Mrad Campos e a morte do Papa Emérito Bento XVI, em 2022. Além de repórter, é produtor e editor do programa “Café com Notícia”
Amanda Alves é graduada, especialista e mestre em artes visuais pela UEMG e atua como consultora na área. Atualmente, cursa jornalismo no UniBH e é estagiária do Digital na Itatiaia. É apaixonada por cultura pop, fotografia e cinema e mãe do Joaquim