O governo federal lança nesta terça-feira (11) o guia “Crianças, Adolescentes e Telas”, um documento que busca orientar pais e educadores sobre o uso responsável de celulares e computadores por jovens brasileiros. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Comunicação Social em parceria com seis ministérios e aborda temas como saúde mental, segurança online e cyberbullying.
De acordo com o guia, uma pesquisa da TIC Kids Online Brasil, baseada em dados da PNAD de 2024, revelou que 93% dos jovens entre 9 e 17 anos acessam a internet, sendo que 23% iniciam esse contato antes dos 6 anos. Além disso, 83% dessa faixa etária possuem perfis em redes sociais, percentual que chega a 99% entre adolescentes de 15 a 17 anos.
Os dados também mostram que plataformas como YouTube (42%), WhatsApp (69%), Instagram (63%) e TikTok (45%) são amplamente utilizadas por crianças e adolescentes. A pesquisa ainda aponta que 86% dos entrevistados recorrem à internet para trabalhos escolares.
A preocupação do governo está quanto ao uso excessivo de telas, problema que está associado a atrasos no desenvolvimento cognitivo, emocional e da linguagem, além de problemas de saúde e sofrimento mental.
Embora não estabeleça regras e a decisão de como criar os filhos seja dos pais ou responsáveis, o guia recomenda práticas como: evitar telas para crianças menores de 2 anos, restringir o uso de smartphones antes dos 12 e garantir acompanhamento familiar para adolescentes que fazem o uso da internet.
O lançamento do guia acontece pouco depois da sanção da Lei que restringe o uso de celulares dentro das escolas. A nova legislação busca minimizar distrações e melhorar a qualidade do ensino.