Ouvindo...

MPF dá prazo de 60 dias para que município de Alagoas regularize tráfego de veículos em praia

A recomendação é baseada na resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas, que proíbe a circulação de veículos na faixa de areia da Zona Costeira do estado

Praia do Pontal do Peba em Piaçabuçu, no estado de Alagoas.

O Ministério Público Federal (MPF) deu o prazo de 60 dias para que o município de Piaçabuçu, em Alagoas, adote medidas para proibir o tráfego de veículos na faixa de areia da praia do Pontal do Peba.

Segundo o MPF, a recomendação tem como objetivo impedir os impactos ao meio ambiente e preservar a integridade física e à vida das pessoas que frequentam a praia, que é área de proteção ambiental.

O órgão quer que a prefeitura regulamente e fiscalize a movimentação na região, garantindo que haja “exceções” apenas para moradores ou comerciantes locais que não tenham outra forma de acesso.

Leia também

De acordo com o Ministério Público Federal, a fiscalização do município deve acontecer com apoio da Polícia Militar (PM-AL), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

O município irá precisar apresentar uma comprovação das ações e dos resultados, sob risco de enfrentar medidas judiciais e possíveis responsabilizações.

A partir desta segunda-feira (17), a prefeitura de Piaçabuçu terá 10 dias para informar se aceita ou não a recomendação, sem prejuízo do prazo de 60 dias para implementar as medidas necessárias.

Há pouco mais de 135 km da capital de Alagoas, Maceió, Piaçabuçu tem 18 mil habitantes e fica às margens do Rio São Francisco, o Velho Chico.

A Itatiaia procurou a administração municipal, mas, até o momento, não tivemos retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG, com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia, já atuou na produção de programas da grade, apuração e na reportagem da Central de Trânsito Itatiaia Emive. Atualmente, contribui como repórter na editoria de política.