Ouvindo...

MPF dá prazo de 60 dias para que município de Alagoas regularize tráfego de veículos em praia

A recomendação é baseada na resolução do Conselho Estadual de Proteção Ambiental de Alagoas, que proíbe a circulação de veículos na faixa de areia da Zona Costeira do estado

Praia do Pontal do Peba em Piaçabuçu, no estado de Alagoas.

O Ministério Público Federal (MPF) deu o prazo de 60 dias para que o município de Piaçabuçu, em Alagoas, adote medidas para proibir o tráfego de veículos na faixa de areia da praia do Pontal do Peba.

Segundo o MPF, a recomendação tem como objetivo impedir os impactos ao meio ambiente e preservar a integridade física e à vida das pessoas que frequentam a praia, que é área de proteção ambiental.

O órgão quer que a prefeitura regulamente e fiscalize a movimentação na região, garantindo que haja “exceções” apenas para moradores ou comerciantes locais que não tenham outra forma de acesso.

Leia também

De acordo com o Ministério Público Federal, a fiscalização do município deve acontecer com apoio da Polícia Militar (PM-AL), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA/AL) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran).

O município irá precisar apresentar uma comprovação das ações e dos resultados, sob risco de enfrentar medidas judiciais e possíveis responsabilizações.

A partir desta segunda-feira (17), a prefeitura de Piaçabuçu terá 10 dias para informar se aceita ou não a recomendação, sem prejuízo do prazo de 60 dias para implementar as medidas necessárias.

Há pouco mais de 135 km da capital de Alagoas, Maceió, Piaçabuçu tem 18 mil habitantes e fica às margens do Rio São Francisco, o Velho Chico.

A Itatiaia procurou a administração municipal, mas, até o momento, não tivemos retorno.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista pela UFMG com passagem pela Rádio UFMG Educativa. Na Itatiaia desde 2022, atuou na produção de programas, na reportagem na Central de Trânsito e, atualmente, faz parte da editoria de Política.