Ouvindo...

Polícia apreende ‘caveirão do tráfico’, BMW disfarçada de viatura no RJ; veja vídeo

BMW foi apreendida nesta quinta-feira (6), durante uma operação da PC; criminosos também abriram empresas de fachada

Criminosos da Maré perfuram vidros de carro blindado para passar fuzil.

A Polícia Civil (PC) do Rio de Janeiro, apreendeu nesta quinta-feira (6), durante a operação no Complexo de Favelas da Maré, um mini caveirão do tráfico. A BMW blindada foi modificada pelos criminosos para ser usada em confrontos com policiais militares e bandidos rivais.

Os criminosos fizeram vários furos nos vidros do veículo para a passagem dos canos dos fuzis. A ação no Complexo da Maré faz parte da segunda fase da ‘Operação Torniquete’, que tem o objetivo de combater os roubos de cargas e de veículos, receptação e lavagem de dinheiro. Até o momento, três suspeitos foram presos e dois baleados.

Durante a operação, a polícia desmantelou na Maré um escritório do crime, local usado pelos criminosos para planejar os roubos. Os agentes apreenderam computadores onde a quadrilha armazenava dados de funcionários de empresas que forneciam informações privilegiadas para a prática dos delitos. Nos equipamentos também eram armazenados dados de empresários receptadores que compravam as cargas roubadas com os bandidos por meio de empresas de fachada criadas pelo grupo criminoso.

As investigações apontaram que os roubos ocorrem nas principais vias do estado, e a carga era levada para comunidades da Baixada Fluminense e da Zona Norte do Rio.

A polícia, com ajuda do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), foi descoberto que os criminosos movimentaram mais de R$ 18 milhões entre os anos de 2022 e 2023, proveniente das vendas das cargas roubadas. A Justiça determinou o bloqueio das contas bancárias relacionadas aos investigados até o limite deste valor.

Leia também

O objetivo da operação é cumprir 74 mandados de busca e apreensão.

Por conta da ação policial, a Secretaria Estadual de Educação informou que duas escolas da Maré precisaram ser fechadas. A Clínica da Família (CF) Jeremias Moraes da Silva suspendeu o funcionamento, e a CF Diniz Batista dos Santos cancelou as visitas domiciliares.


Participe dos canais da Itatiaia:

Diana Rogers tem 34 anos e é repórter correspondente no Rio de Janeiro. Trabalha como repórter em rádio desde os 21 anos e passou por cinco emissoras no Rio: Globo, CBN, Tupi, Manchete e Mec. Cobriu grandes eventos como sete Carnavais na Sapucaí, bastidores da Copa de 2014 e das Olimpíadas em 2016.
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH), já trabalhou na Record TV e na Rede Minas. Atualmente é repórter multimídia e apresenta o ‘Tá Sabendo’ no Instagram da Itatiaia.