Ouvindo...

Justiça decreta prisão preventiva de 13 homens após briga antes de jogo entre Sport e Santa Cruz

Ao menos 32 pessoas foram conduzidas à delegacia no dia da confusão, segundo a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Beatriz Leite

A Justiça de Pernambuco decretou a prisão preventiva de 13 dos homens presos em flagrante devido à briga generalizada entre torcedores de Sport e Santa Cruz no sábado (1º), no Recife. A informação é do g1.

Ao menos 32 pessoas foram conduzidas à delegacia no dia da confusão, segundo a delegada-geral adjunta da Polícia Civil, Beatriz Leite. Durante todo o conflito, pelo menos 13 pessoas ficaram feridas e foram atendidas no Hospital da Restauração, no Centro da capital.

Um dos homens que tiveram prisão preventiva decretada é o presidente da organizada do Sport. Além dele, havia um integrante da mesma torcida que atacou o ônibus do Fortaleza no ano passado, e deixou jogadores feridos.

Apesar de internados, os homens passaram por audiência de custódia, e tiveram as prisões em flagrante convertidas para preventivas. “Além de vítimas, eles também são agressores. Nós precisamos entender que essas pessoas saíram de suas casas com a intenção de provocar esse tumulto, de gerar os atos de barbárie que nós vimos no sábado”, disse a delegada.

Dos 13 flagrantes convertidos em prisão preventiva, seis foram realizados no Recife, e o restante na Região Metropolitana. Os policiais apreenderam, nas casas dos detidos, vários materiais como barrotes de madeiras, canos de ferro, arames farpados, entre outros.

A Itatiaia entrou em contato com a Polícia Civil de Pernambuco e também com a Justiça do Estado e aguarda retorno.

Polícia já sabia do conflito

Um relatório da Polícia Civil mostra que a corporação sabia, antes do clássico, que as organizadas planejavam entrar em conflito no dia do jogo. De acordo com o g1, o documento informava que os membros estavam fazendo armas caseiras e marcando pistas (pontos de briga).

Ainda conforme a delegada, caso o relatório não existisse, o caos poderia ter sido muito maior.

Torcidas banidas

Além das prisões, a Justiça de Pernambuco baniu as torcidas dos dois times por cinco jogos. A medida é válida para todo o estado de Pernambuco, em quaisquer competições.

A Justiça pede, ainda, que os clubes implantem reconhecimento facial na entrada dos estádios para que infratores sejam identificados. “Não dá mais para tolerar que casos como esse possam acontecer no estado”, disse Raquel Lyra (PSDB), governadora do estado.

Leia também

O que disseram os clubes

O Santa Cruz não se posicionou sobre as decisões da Justiça, mas somente repudiou os atos violentos. “O Santa Cruz vem a público condenar todos os atos violentos envolvendo torcedores nas ruas do Recife, neste sábado (1/2) e se coloca à disposição das autoridades e demais clubes para encontrar soluções e banir de vez à violência do futebol em Pernambuco”, escreveu o clube.

Já o Sport não só se manifestou repudiou os atos violentos, mas também repudiou a decisão tomada pela Justiça. Leia a nota na íntegra:

“O Sport Club do Recife lamenta profundamente os atos de violência ocorridos no Recife no último sábado, antes da partida contra o Santa Cruz.

O Clube, no entanto, discorda veementemente da “solução” apresentada pelo Governo do Estado, que proíbe a presença da torcida do Sport nos próximos cinco jogos na Ilha do Retiro.

A medida tomada penaliza apenas os verdadeiros torcedores, enquanto os responsáveis pelos atos criminosos seguem impunes, além de prejudicar uma cadeia do futebol, onde tantas famílias dependem da realização dos jogos para ter sua renda familiar, crescendo ainda mais a vulnerabilidade Social.

O Sport reitera que não tem responsabilidade pela segurança pública nas ruas e nem pelo planejamento das forças de segurança. Mesmo com a presença policial, os criminosos conseguiram se enfrentar e transformar as ruas do Recife em um cenário de guerra, evidenciando falhas no planejamento das autoridades.

O Clube não aceitará essa decisão, que considera ineficaz, e tomará todas as medidas cabíveis para garantir seus direitos, inclusive recorrendo ao Poder Judiciário, sempre em defesa de seus torcedores e da sua comunidade.

O Sport Club do Recife reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos torcedores e seguirá trabalhando para proporcionar um ambiente seguro e acolhedor para todos.”

Briga antes do clássico

Brigas entre torcedores do Sport e do Santa Cruz invadiram as ruas do Recife, em Pernambuco, nesse sábado (1º). Imagens que circulam nas redes sociais mostram pessoas com pedaços de madeira nas mãos, correndo e se agredindo. Além disso, foram registrados disparos de fogos de artifício.

Em um dos vídeos, uma multidão de torcedores aparece correndo no meio do trânsito. Carros parados no congestionamento tentam sair, em desespero, mas não conseguem.

Segundo a Secretaria de Defesa Social (SDS), nove pessoas precisaram de atendimento médico e foram internadas no Hospital da Restauração, localizado no Derby, na área central da capital. Boatos sobre a morte do presidente da torcida Jovem do Sport circulavam nas redes sociais, mas a SDS desmentiu a informação, garantindo que não houve fatalidades.

Santa Cruz x Sport

Apesar dos pedidos para cancelamento do clássico entre Santa Cruz e Sport, o jogo foi realizado no Estádio Arruda, no Recife. A Cobra Coral venceu a partida, válida pela 6ª rodada do Campeonato Pernambucano, por 1 a 0.

O gol saiu aos 39 minutos do segundo tempo. Douglas Skilo saiu do banco de reservas para garantir a vitória do líder da competição.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formada pela PUC Minas. Mineira, apaixonada por esportes, música e entretenimento. Antes da Itatiaia, passou pelo portal R7, da Record.
Giovanna Rafaela Castro é jornalista em formação e integra a equipe do portal Itatiaia Esporte
Leia mais