Ouvindo...

Temporais em SP alagam Marginal Tietê, causam desabamentos e deixam 18 mil moradores sem energia

Alerta da Defesa Civil indica que chuvas podem afetar todo o estado até domingo (2)

Marginal Tietê, altura da Ponte das Bandeiras

Mais de 18 mil moradores de São Paulo e região metropolitana amanheceram sem energia, devido às chuvas da madrugada de sábado (1).

Na noite do último dia de janeiro (31), por volta das 23h, vários bairros da capital receberam o alerta da Defesa Civil através do celular, para alagamentos, e alguns com iminência de transbordamento.

Em cidades da região metropolitana, como Mauá, Santo André e São Bernardo, as vias ficaram interditadas. A Marginal Tietê, altura da Ponte das Bandeiras, ficou com os dois acessos interrompidos, e a altura da água ficou próximo às placas de sinalização.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), foram registrados até o momento 26 pontos de alagamento, 12 deles na noite de sexta (31) e mais 14 durante a madrugada de sábado (1).

A última atualização do Corpo de Bombeiros descreveu que entre às 00h 00 e 07h00, houve 33 chamadas para queda de árvores; 18 para desabamentos/desmoronamento e 155 chamadas para enchentes. Não há informações de vítimas.

Casal soterrado é resgatado

Por volta das sete da manhã, um casal que ficou soterrado em uma residência no bairro do Jaçana, zona norte, foi resgatado pelos bombeiros. A mulher está consciente, e o homem foi transferido a um hospital.

Carro em barranco

Ainda na madrugada de sábado (1), um carro ficou preso no barranco após as fortes chuvas. O caso aconteceu no bairro Jardim Parque Morumbi, zona sul de São Paulo. Imagens dos moradores relatam o cenário e a espera da Defesa Civil para retirar o automóvel.

A região com mais acumulado de chuvas nesta madrugada foi Caieiras, com 95 mm já a capital apresentou 73 mm.

O alerta da Defesa Civil para fortes chuvas segue até amanhã.

Sirene e Alerta Severo no Guarujá litoral sul

De acordo com a Defesa Civil, foram emitidos três alertas para a cidade do Guarujá, litoral sul de São Paulo: às 20h05 foi enviado alerta severo para todo município do Guarujá, trinta minutos depois foi enviado alerta extremo para a Barreira do João Guarda e a sirene que tem no bairro foi tocada. Já às 20h51, foi enviado alerta extremo para o Morro do Macaco.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia: