Ouvindo...

STF dá 24 horas para Nunes explicar muro na Cracolândia

Estrutura possui 40 metros de extensão e cerca de 2,5 metros de altura

Estrutura possui 40 metros de extensão e cerca de 2,5 metros de altura

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se manifeste em até 24 horas sobre a construção de um muro na região da Cracolândia, no centro da cidade.

Parlamentares do PSOL acionaram a Corte na quarta-feira (15) pedindo a demolição da estrutura, que possui 40 metros de extensão e cerca de 2,5 metros de altura. Eles argumentam que a estrutura é autoritária, segregacionista e ineficaz, além de violar direitos humanos ao restringir o direito de ir e vir de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Leia também

A Defensoria Pública de São Paulo também recomendou à prefeitura a retirada do muro e dos gradis na Cracolândia, destacando que tais estruturas configuram “arquitetura hostil” e criam restrições à circulação de pessoas vulneráveis. O Ministério Público está investigando o caso.

Antes da ordem de Moraes, a prefeitura argumentou que a troca visa proteger as pessoas em situação de vulnerabilidade, além de moradores e pedestres — e negou que a intenção seja confinar os frequentadores da região.


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.