Agora no rádio...

Café com Notícia

  • Belo Horizonte
  • Juiz de Fora
  • Montes Claros
  • Ouro Preto
  • Vale do Aço
  • Sul de Minas

Saiba quem era o delegado pernambucano morto a tiros em São Paulo

Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, era delegado em São Paulo há sete meses; amigos dizem que ele iria voltar para Pernambuco

Josenildo constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco

O delegado de Polícia Civil Josenildo Belarmino de Moura Júnior, de 32 anos, foi morto a tiros na terça-feira (14), durante um assalto na zona sul de São Paulo. Há apenas 7 meses na função, na capital paulista, Josenildo era natural de Pernambuco, da cidade de Chã Grande, a cerca de 82 km da capital Recife.

À CNN Brasil, uma colega de faculdade do delegado, que preferiu não se identificar, falou sobre o caso. “Só quem acompanhou os anos de estudos sabe o que ele teve que abdicar e ser muito resiliente em cada reprovação [...] perdemos não só um profissional ético, exemplar, como também perdemos um grande homem”, lamentou.

Concurseiro, constava na lista de aprovados no concurso para delegado da Polícia Civil de Pernambuco, divulgada no final de 2024. De acordo com conhecidos, Josenildo se preparava para voltar ao estado natal.

Leia também

Em uma publicação, a Polícia Civil de Pernambuco lamentou a morte do delegado. “A PCPE expressa a solidariedade aos familiares e amigos nesse momento de dor”, escreveu. Também através das redes sociais, o curso preparatório Dedicação Delta, do qual o delegado foi aluno, definiu Belarmino como “extremamente dedicado” e “sempre cortês com a equipe”.

O velório de Josenildo Belarmino de Moura Júnior ocorreu na manhã desta quarta-feira (15), na Academia de Polícia de São Paulo. Já na quinta-feira (16), o corpo deve seguir para um segundo velório, na Câmara Municipal de Chã Grande (PE), e sepultado.

A Polícia Civil continua investigando a morte do delegado. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que “detalhes serão preservados para garantir a efetividade dos trabalhos policiais”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Yuri Cavalieri é jornalista e pós-graduando em política e relações internacionais. Tem mais de 12 anos de experiência em rádio e televisão. É correspondente da Itatiaia em São Paulo. Formado pela Universidade São Judas Tadeu, na capital paulista, onde nasceu, começou a carreira na Rádio Bandeirantes, empresa na qual ficou por mais de 8 anos como editor, repórter e apresentador. Ainda no rádio, trabalhou durante 2 anos na CBN, como apurador e repórter. Na TV, passou pela Band duas vezes. Primeiro, como coordenador de Rede para os principais telejornais da emissora, como Jornal da Band, Brasil Urgente e Bora Brasil, e repórter para o Primeiro Jornal. Em sua segunda passagem trabalhou no núcleo de séries e reportagens especiais do Jornal da Band.