Ouvindo...

Brasil autoriza carros da argentina a circularem na fronteira com placas de papel; entenda

País enfrenta um desabastecimento de placas metálicas; veículos que vêm do país vizinho têm autorização provisória para circular em território brasileiro

Carros foram flagrados com placas de papel em Foz do Iguaçu, na fronteira com Argentina

Carros com placas de papel têm sido vistos na fronteira entre Brasil e Argentina nos últimos dias. veículos que vêm do país vizinho têm autorização provisória para circular em território brasileiro.

Apesar de inusitado, a medida instituída pelo governo argentino é uma forma de driblar a falta do fornecimento regular de placas metálicas envernizadas no país. Sem as tradicionais placas, o governo autorizou que os carros pudessem circular pelo país com uma identificação em papel.

Além de autorizar as placas de papel em território nacional, a Argentina pediu ao Ministério das Relações Exteriores para que a circulação desses carros também fossem permitida no Brasil.

Leia também

O Itamaraty encaminhou a demanda à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que os autorizou, de forma provisória, a partir de 30 de dezembro de 2024.

Em nota à Itatiaia, a Senatran explicou as placas de papel devem atender às orientações específicas para sua utilização. São elas:

  • Estar em boas condições;
  • Não ter rasgos, amassados ou rasuras;
  • Ter dados totalmente preenchidos e legíveis.

Segundo a secretaria, a “fiscalização caberá às autoridades de trânsito brasileiras, que verificarão a regularidade da identificação veicular”.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.