Carros com placas de papel têm sido vistos na fronteira entre Brasil e Argentina nos últimos dias. veículos que vêm do país vizinho têm autorização provisória para circular em território brasileiro.
Apesar de inusitado, a medida instituída pelo governo argentino é uma forma de driblar a falta do fornecimento regular de placas metálicas envernizadas no país. Sem as tradicionais placas, o governo autorizou que os carros pudessem circular pelo país com uma identificação em papel.
Além de autorizar as placas de papel em território nacional, a Argentina pediu ao Ministério das Relações Exteriores para que a circulação desses carros também fossem permitida no Brasil.
O Itamaraty encaminhou a demanda à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que os autorizou, de forma provisória, a partir de 30 de dezembro de 2024.
Em nota à Itatiaia, a Senatran explicou as placas de papel devem atender às orientações específicas para sua utilização. São elas:
- Estar em boas condições;
- Não ter rasgos, amassados ou rasuras;
- Ter dados totalmente preenchidos e legíveis.
Segundo a secretaria, a “fiscalização caberá às autoridades de trânsito brasileiras, que verificarão a regularidade da identificação veicular”.