Ouvindo...

Alistamento militar: 7 mil mulheres já se inscreveram para ingressar nas Forças Armadas

Pela primeira vez, as mulheres poderão ingressar de forma voluntária nas Forças Armadas. As inscrições irão até 30 de junho de 2025

O Ministério da Defesa recebeu 7 mil inscrições de mulheres que desejam ingressar de forma voluntária no serviço militar.

Pela primeira vez na história, as Forças Armadas irão receber o alistamento feminino.

Foram disponibilizadas, no total, 1.465 vagas em Brasília e em 28 cidades brasileiras, entre elas Juiz de Fora (MG).

O alistamento militar feminino foi iniciado no dia 1º de janeiro e seguirá até 30 de junho de 2025.

Leia também

O alistamento poderá ser feito de forma online ou presencial, em uma Junta de Serviço Militar, nos 28 municípios contemplados no Plano Geral de Convocação.

As interessadas poderão escolher entre a Marinha, o Exército e a Aeronáutica.

O processo de recrutamento será realizado em etapas: alistamento, seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação.

A seleção inclui entrevista, inspeção de saúde (exames clínicos e laboratoriais) e testes físicos.

As aprovadas serão incorporadas no primeiro ou no segundo semestre de 2026.


Participe dos canais da Itatiaia:

Repórter da Itatiaia desde 2018. Foi correspondente no Rio de Janeiro por dois anos, e está em Brasília, na cobertura dos Três Poderes, desde setembro de 2020. É formado em Jornalismo pela FACHA (Faculdades Integradas Hélio Alonso), com pós-graduação em Comunicação Eleitoral e Marketing Político.
Leia mais