Ryan da Silva Andrade Santos, de 4 anos, morreu após ser baleado durante um confronto policial no Morro São Bento, em Santos, no litoral sul de São Paulo. Na noite desta terça-feira (5), dois adolescentes, de 15 e 17 anos, também foram atingidos durante a troca de tiros. A polícia afirma que a dupla era suspeita. O adolescente mais velho morreu e o outro foi socorrido sob escolta.
Três viaturas da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas (Rocam) viram que aproximadamente dez homens, sendo quatro em motocicletas, fugiram ao notarem a equipe policial. Os suspeitos teriam corrido até um ponto de tráfico de drogas, por isso, os policiais precisaram descer das viaturas para iniciarem as buscas pelo grupo.
A equipe informou que, quando os agentes se aproximaram do ponto de tráfico de drogas, os suspeitos passaram a efetuar disparos. Por isso, os policiais revidaram e solicitaram apoio.
A outra equipe da PM chegou pela parte superior do morro, surpreendendo ao menos oito deles. Os suspeitos dispararam novamente contra os policiais. Por isso, houve um novo confronto que terminou com dois adolescentes baleados, de acordo com a polícia.
Os dois suspeitos baleados foram socorridos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Noroeste e para a Santa Casa de Santos. Gregory Ribeiro Vasconcelos, de 17 anos, morreu. O segundo adolescente, de 15 anos, permaneceu sob escolta logo após receber o tratamento médico na Santa Casa.
Leia mais:
- Funcionário público é preso por aplicar golpe do falso leilão de um Porsche no RJ; entenda
- Procon multa Enel em R$13 milhões por apagões na Grande SP
Nota Secretaria de Segurança Pública
“A Secretaria da Segurança Pública (SSP) lamenta profundamente o falecimento de uma criança de quatro anos durante um confronto entre criminosos e policiais militares na noite de terça-feira (5), no Morro do São Bento, em Santos. Os agentes faziam patrulhamento em uma área de tráfico de drogas na região quando foram atacados por um grupo de aproximadamente 10 criminosos. A Delegacia Seccional de Santos instaurou um inquérito para apurar os fatos e determinou a realização de perícia nas armas apreendidas e no local do confronto para esclarecer a origem do disparo que atingiu a criança”.
Nota Prefeitura de Santos
Em nota, a Prefeitura de Santos informou que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e a Guarda Civil Municipal (GCM) foram acionados para o local da ocorrência, mas a criança baleada já tinha sido levada para a Santa Casa.
“As equipes do Samu socorreram dois homens baleados. Um deles foi levado para a UPA Zona Noroeste, mas não resistiu aos ferimentos e morreu. O outro foi levado para a Santa Casa”.