Cerca de 45 pacientes que passaram por transplante de órgãos entre dezembro de 2023 e setembro de 2024 estão realizando novos testes para o vírus do HIV, após o escândalo dos órgãos infectados no Rio de Janeiro, segundo a Secretaria de Saúde do Estado.
Os testes preliminares foram realizados há cerca de 15 dias e não apresentaram sinais da infecção. Outra contraprova foi feita depois e constatou 249 resultados negativos, afirmou a SES, em nota.
As testagens foram realizadas diretamente nos centros transplantadores ou no centro especializado da rede de saúde estadual. Ainda não há prazo para divulgação dos resultados dos últimos testes.
Relembre o caso
Segundo as investigações, dois doadores teriam feito exame de sangue no
O acordo previa que a Patologia Clinica Doutor Saleme Ltda realizasse análises clínicas e de anatomia patológica.
A Polícia Civil do RJ afirma que os casos de infecção de pacientes com HIV após receberam órgãos transplantados, no Rio de Janeiro,
Até o momento,
Na ação, a polícia também apreendeu uma máquina de teste de HIV da companhia. As investigações revelaram uma falha grave no controle de qualidade dos testes.
Além da polícia do Rio de Janeiro, a Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro instauraram inquéritos para investigar o caso.