A ministra da Saúde, Nísia Trindade, classificou como “inadmissível” a infecção de seis pessoas pelo HIV após receberem órgãos transplantados no Rio de Janeiro.
A ministra se manifestou sobre o episódio nesta terça-feira (15), durante um evento, em Brasília.
“É um episódio inadmissível. Estamos com o Ministério da Saúde, desde o primeiro momento, em que houve a notificação do primeiro caso da pessoa que recebeu a doação e foi infectada pelo HIV, agindo, em várias frentes, junto com o coordenador do sistema de transplantes no Rio de Janeiro, junto à secretaria estadual de Saúde do Rio, à Vigilância Sanitária e a ANVISA” afirmou ela.
A ministra encaminhou o caso para investigação da Polícia Federal. Nísia Trindade destacou que o episódio é inédito no país.
“É um caso que não pode ser admitido. É algo inusitado, que nunca aconteceu, que não pode ser tolerado, e que nós queremos fortalecer a confiança no Sistema Nacional de Transplantes”, enfatizou a ministra.
Nísia Trindade revelou, ainda, que conversou na segunda-feira (14) com o governador do Rio de Janeiro, Claudia Castro, sobre o episódio.
“Ele me ligou ontem para dizer que estava tomando providências, como governador do Estado, e muito preocupado com o atendimento às pessoas”, revelou ela.
A
Até o momento,