Ouvindo...

Previsão do tempo indica risco de ‘temporais severos’ no Brasil nesta semana; saiba onde

A instabilidade meteorológica é em decorrência da formação de um ciclone extratropical que vai atuar no Oceano Atlântico, segundo levantamento da MetSul Meteorologia

Previsão do tempo indica risco de ‘temporais severos’ no Brasil nesta semana; saiba onde

A previsão do tempo alerta para risco de “vento intenso” e onda de “tempestades com temporais fortes a severos” em diversos estados do Brasil nesta semana, incluindo Minas Gerais. As informações foram divulgadas pela MetSul Meteorologia neste domingo (20).

Ciclone extratropical começará no Oceano Pacífico, mas vai atuar no Oceano Atlântico. A previsão é de que o fenômeno também cause tempestades na Argentina e no Uruguai.

“Um ciclone extratropical é um centro de baixa pressão atmosférica onde o vento circula no sentido do ponteiro do relógio (horário) no Hemisfério Sul. Os ciclones extratropicais são gerados por grande contraste térmico entre massas de ar”, detalha um informativo da MetSul Meteorologia.

Leia também

É esperado que os piores dias da instabilidade sejam entre quarta a sexta-feira, em decorrência do avanço do centro de baixa pressão atmosférica antes de dar origem ao ciclone.

A quinta-feira deve ser o dia de maior instabilidade no Brasil. As regiões mais afetadas serão Sul, Centro-Oeste e Sudeste, e os estados com maior risco de tempo severo isolado são Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul e São Paulo.

Na sexta-feira, aumenta o risco de temporais isolados no Mato Grosso, em Goiás e em Minas Gerais, que também têm previsão de chuva forte no sábado.

A previsão do tempo indica que o ciclone extratropical se afaste rapidamente do continente no decorrer da sexta-feira, o que causará a diminuição do vento e da instabilidade meteorológica.


Participe dos canais da Itatiaia:

Jornalista formado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia, escreve para Cidades, Brasil e Mundo. Apaixonado por boas histórias e música brasileira.