Homens fazem nove ônibus como barricadas na estrada do Itanhangá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro nesta quarta-feira (16), após operação do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) na comunidade da Tijuquinha. As informações são da concessionária Rio Ônibus, responsável pelos veículos.
Os nove veículos já foram retirados da via pela Policia Militar e pelo Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM). A estrada é a principal via de acesso às comunidades de Muzema, Tijuquinha e Rio das Pedras.
Preliminarmente a PM informou que foram cinco ônibus sequestrados na ação dos criminosos, mas a informação foi atualizada pela Rio Ônibus.
Segundo a concessionária, foram sequestrados os seguintes ônibus:
- D13091 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
- C30229 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30213 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30241 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30193 - 550 Cidade de Deus x Gávea
- C13058 - 878 Tanque x Barra da Tijuca
- C47815 - 863 Barra da Tijuca x Rio das Pedras
- C30127 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
- C30123 - 557 Rio das Pedras x Copacabana
“Esse tipo de estratégia que os criminosos utilizam para desviar a atenção da Polícia Militar do ponto onde a gente está atuando ali, tentando criar essa cortina de fumaça, levando a desordem, o caos para pessoas inocentes”, explica a porta-voz da Polícia Militar, tenente-coronel Cláudia Soares, ao G1.
À Itatiaia, a Secretaria de Estado de Polícia Militar informou que as equipes do BOPE estão atuando na região para evitar disputas territoriais entre grupos rivais da região. “Durante a ação, criminosos atravessaram ônibus na principal via da região, a fim de atrapalhar a operação que está em curso. Policiais do 31º BPM (Recreio dos Bandeirantes) e do Batalhão de Rondas Especiais e Controle de Multidão (RECOM) estão reforçando o policiamento no entorno da comunidade, além de auxiliarem na desobstrução da via”, afirma o órgão.