Ouvindo...

Roubo a banco e ligação com PCC: veja quem é Elaine Garcia, a ‘patroa do novo cangaço’

Criminosa assumiu a chefia da quadrilha após a prisão do companheiro em fevereiro deste ano; ela foi presa preventivamente na terça-feira (10)

Apontada como uma das líderes do “novo cangaço”, Elaine Garcia é uma das integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) treinadas por CACs (Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores). Em um vídeo obtido pelo Ministério Público de São Paulo (MPSP) e Polícia Federal (PF), que instauraram uma investigação sobre o caso, a mulher aparece atirando com um fuzil e é elogiada ao acertar o alvo. As informações são do portal UOL.

Elaine foi presa preventivamente na terça-feira (10), acusada de organização criminosa e lavagem de capitais. A investigação aponta que ela é a responsável por coordenar o tráfico de drogas, a execução de rivais, e o comércio ilegal de armas de fogo e munições.

Os artefatos eram usado em ataques conhecidos como “novo cangaço” - quando bandidos aterrorizam cidades, com violência e armas pesadas, para roubar bancos, caixas eletrônicos, carros-fortes e transportadoras de valores.

Leia também

‘Elaine Patroa’

Elaine assumiu a liderança do grupo após a prisão do seu companheiro Delvane Lacerda, o Pantera, em fevereiro deste ano. A investigação rastreou uma transação bancária entre um dos responsáveis pelas finanças da quadrilha e Elaine, onde ela era tratada como “Elaine Patroa”. A descoberta foi considerada mais um indício de que a mulher tem uma posição de liderança no grupo.

“Elaine não era apenas a companheira de Delvane Lacerda, um dos líderes do grupo criminoso, mas também exercia papel de destaque e comando na organização (...). Não à toa, era tratada por “Elaine Patroa” (...). E não se tratava de mero apelido. Elaine era informada acerca da movimentação financeira oriunda do tráfico de drogas”, diz trecho da denúncia do MPSP.

‘Atiradora de elite’

Na filmagem obtida pela investigação, Otávio de Magalhães, que tem registro como CAC, aparece explicando para dois integrantes do PCC (Elaine Garcia, apontada como a chefe do ‘novo cangaço’ e seu companheiro Delvane Lacerda, o “Pantera”) como usar um fuzil.

Nas imagens, Elaine aparece atirando com o auxílio de uma mira telescópica. Assim que acerta o alvo, a criminosa é elogiada. “Acertou! Olha lá a precisão da mulher atirando! Eita, porra, quem vai aguentar nós [sic] nesse mundo, ó! Atiradora de elite! Nossa, mano! De novo!”.

Pela legislação brasileira, os CACs têm permissão para comprar legalmente armas e munições, mas não podem revendê-las. Otávio de Magalhães, o CAC que aparece nos vídeos treinando os criminosos, foi preso em maio deste ano suspeito de fornecer treinamentos, armas e munições ao grupo.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais