Ouvindo...

Regiões no sul do Brasil podem ter ocorrência de neve durante três dias seguidos

Massa de ar frio pode causar queda de temperatura e neve em regiões mais altas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Uma massa de ar frio está se movimentando para o Rio Grande do Sul e para Santa Catarina e vai em direção norte nesta sexta-feira (23). O fenômeno pode significar a queda de temperaturas na região e, inclusive, a ocorrência de neve.

Leia mais:

Leia também

Conforme dados do MetSul Meteorologia, há grandes chances de nevar nos municípios de maior altitude no sul do Brasil, principalmente, no planalto sul catarinense. No início do mês de agosto, as regiões de São Joaquim, em Santa Catarina, e de São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul registraram a ocorrência de neve.

Contudo, a nova massa de ar frio pode ocasionar a queda de neve de forma mais intensa e em regiões mais amplas neste fim de semana. Os municípios de Morro da Igreja e de Morro das Antenas de Urupema estão entre os que mais tem possibilidade de registrar esse tipo de precipitação.

Dados analisados pela MetSul apontam que, nessas regiões, há chances de neve no fim de sábado (24), no domingo (25) e no começo de segunda-feira (26). A permanência da neve por tantos dias seguidos no Brasil é considerada uma ocorrência incomum na climatologia regional.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento