Ouvindo...

Youtuber que fez vídeo sobre Voepass é alvo de fake news: ‘minha mãe achou que eu tinha morrido’

Notícias falsas diziam que Lucas Estevam, do canal ‘Estevam pelo Mundo’, estaria em aeronave que caiu em Vinhedo (SP); influenciador estava em outro voo no momento do acidente

O youtuber Lucas Estevam, que compartilha vídeos de viagens e sobre o funcionamento de aeroportos e aviões na internet, revelou que foi alvo de uma fake news após a queda de um avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo, na última sexta-feira (9). Depois do acidente, começaram a circular notícias de que o influenciar estaria na aeronave, o que era mentira.

Onze dias antes do acidente, Estevam havia publicado um vídeo sobre os perigos de voar no avião modelo ATR-72 da companhia aérea, no seu canal ‘Estevam pelo Mundo’, que tem 2,09 milhões de inscritos.

O influenciador afirma que o vídeo foi utilizado fora de contexto para fomentar as fake news. Ao g1, Estevam contou que o acidente com o avião da Voepass aconteceu enquanto ele estava em outra aeronave, de outra companhia aérea, viajando para o Chile.

Leia também

A coincidência acabou preocupando os familiares, que ao tentarem falar com ele não conseguiram. “Minha mãe achou que eu tinha morrido”, contou ao g1. De acordo com Estevam, ele irá se casar em duas semanas. No momento do acidente, a mãe dele e o noivo estavam experimentando roupa juntos em uma loja.

As notícias deixaram a mãe e o noivo do youtuber desesperados. “Quando liguei o telefone tinham várias mensagens perguntando se eu estava vivo. Minha mãe é uma idosa, uma senhora, então muitas vezes acaba sendo mais vulnerável. Se não estivesse com o meu noivo, não sei como ela teria ficado”, disse.

Influenciador esclarece vídeo sobre Voepass

Onze dias antes do acidente, Estevam publicou um vídeo para mostrar como era viajar pela companhia aérea. Na ocasião, ele ia de Ribeirão Preto para São Paulo.

No vídeo, ele mostrava o interior do avião, as fileiras e contava a experiência. Em um momento, ele conversou com uma aeromoça sobre a segurança da aeronave. “Você acha que é tranquilo voar nesse avião?”, perguntou. “Com certeza”, respondeu a aeromoça.

A gravação gerou bastante repercussão após a notícia da queda de um dos aviões da companhia aérea. Mas, Estevam esclarece que em nenhum momento questionou a segurança do voo, ou “previu” o acidente.

“Fico arrepiado porque fiz esse voo. Há 11 dias estava voando no ATR. Meu voo foi tranquilo, não vou dizer que não foi”, afirmou.

Em um story no Instagram, o influenciador também pediu para que as pessoas não distorcerem a verdadeira intenção do vídeo. “O vídeo é educativo, explicando sobre o avião. Parem de mandar essas notícias [sobre a morte dele] para membros da minha família e principalmente postarem sobre. Isso não é brincadeira”, escreveu.

O youtuber mudou o título do vídeo, que antes era: “O perigo de voar no ATR 72 da VOEPASS - antiga PASSAREDO - é seguro ou perigoso?”. Agora, o novo é: “Voando no ATR 72 da VOEPASS! Como realmente é voar de PASSAREDO?”.

Estevam também adicionou um comunicado na descrição da gravação. “Nos solidarizamos a todas as vítimas, famílias e amigos da tragédia da VOEPASS. Em respeito a eles, alteramos o título do vídeo para que outros veículos não o utilizem de forma sensacionalista ou enganosa. Não gostaria que ocorresse esse tipo de engajamento. Então peço o respeito de todos”. Minhas condolências e de todo o meu time às famílias das vitimas”.

Ao g1, ele ainda comentou que muitas pessoas divulgaram o vídeo dizendo que ele seria uma “previsão” do acidente. “O meu vídeo em si faz sentido, é educativo. Só que a mídia já tendenciou tanto que parece que eu fiz um vídeo prevendo que ia cair o avião. Eu tô aqui e tô vivo! O vídeo foi 11 dias antes do acidente”, esclarece.

Queda de avião em SP

Uma aeronave da Voepass caiu, na tarde desta sexta-feira (9), em um condomínio residencial em Vinhedo, no interior de São Paulo. A aeronave do modelo ATR-72 decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, com 58 passageiros e quatro tripulantes a bordo. Segundo a Prefeitura de Vinhedo, não houve sobreviventes.

A Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros foram acionados por volta das 13h28. Sete equipes dos bombeiros foram mobilizadas ao local do acidente.

Em vídeos enviados à Itatiaia por moradores da região, é possível ver um corpo projetado para fora da aeronave, além de itens e pertences que estavam no interior do avião. Vídeos divulgados nas redes sociais também mostram o momento exato da queda.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.
Leia mais