Ouvindo...

Queda de avião da Voepass: caixas-pretas chegam a Brasília para investigação

Instrumento capta conversas na cabine de comando e informações técnicas, como altitude, velocidade e direção

As duas caixas-pretas do avião da Voepass que caiu em Vinhedo (SP), nesta sexta-feira (9), já estão em Brasília. Os instrumentos serão analisados pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), ligado à Força Aérea Brasileira.

O Cenipa e a Polícia Federal investigam as causas da tragédia, que vitimou 62 pessoas, sendo 58 passageiros e 4 tripulantes.

Clique aqui e veja a lista completa de vítimas.

Os gravadores presentes nas caixas-pretas registram as comunições de rádio e sons da cabine, como as vozes de pilotos e possíveis interferências. Um segundo instrumento monitora informações como altitude, velocidade e direção.

O acidente é o maior da aviação comercial do país em 17 anos. No Brasil, somente 4 acidentes deixaram mais vítimas. Veja, aqui, a lista.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

É jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). Cearense criado na capital federal, tem passagens pelo Poder360, Metrópoles e O Globo. Em São Paulo, foi trainee de O Estado de S. Paulo, produtor do Jornal da Record, da TV Record, e repórter da Consultor Jurídico. Está na Itatiaia desde novembro de 2023.