O Governo de São Paulo demitiu o tenente-coronel da Polícia Militar Rogério Carbonari Calderari, conhecido como “Las Vegas”. A decisão do Palácio dos Bandeirantes foi publicada na última sexta-feira (12), no Diário Oficial. Em 2018, Calderari foi preso durante a Operação Cabaré, por envolvimento com jogos de azar. A decisão foi oficializada nesta sexta-feira (12/7), após a Justiça Militar negar em definitivo um recurso apresentado pela defesa do policial.
De acordo com o relator Orlando Eduardo Geraldi, mesmo sem Rogerio atuar como agente da PM, suas práticas são incompatíveis com a postura de um policial militar:
“Muito embora o representado tenha passado para a inatividade, importa resguardar o interesse da Corporação em impedir que Oficial já apenado criminalmente, pela prática de infração incompatível com a lisura e integridade de caráter que se espera de um policial militar, continue a ostentar o posto e a patente”, descreve o relator em decisão publicada em maio deste ano.
Além de Calderari, o coronel Luiz Flaviano Furtado, outros dois civis e mais dois oficiais foram presos.
Segundo o Ministério Público de São Paulo, a Operação Cabaré desarticulou uma organização criminosa que atuava na Zona Sul e em áreas nobres de São Paulo na exploração ilegal de jogo com apoio de agentes públicos e ainda lavagem de dinheiro.