A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um alerta após ser notificada do
Essa não é a primeira vez que o órgão alerta sobre um roubo de material radioativo. Há exatamente um ano, no dia 30 de julho de 2023, uma mineradora em Nazareno, no Sul de Minas Gerais, também alertou o órgão sobre o
Segundo o boletim de ocorrência, registrado no dia 30 de junho de 2023, a mineradora AGM informou que um funcionário verificou que o equipamento havia sido guardado com segurança no dia 22 de junho. Porém, a partir do dia 23, eles já não estavam mais lá. Ainda conforme o registro policial, outro equipamento estava instalado em uma tubulação de “muito difícil acesso” e, também, desapareceu.
Apesar de serem radioativas, as fontes eram classificadas como de categoria 5, de baixo risco.
Na época, o CNEN e a mineradora AGM confirmaram o encontro das fontes, mas sem muitos detalhes. As investigações sobre os dias de desparecimento foram conduzidas sob sigilo.
Carro com fonte radioativa é roubado em SP
A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (5), para tranquilizar a população sobre o
Segundo a CNEN, um veículo da empresa de transporte Medical ALD levava um gerador de Germânio e Gálio, elementos químicos radioativos usados para fins médicos, de São Paulo para Curitiba (PR) e Blumenau (SP).
O órgão afirma que, por sua baixa atividade, essa fonte se na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.
Desde que foi notificada do roubo, a comissão busca levantar informações sobre a fonte roubada. A CNEN afirma que a empresa de transportes está com o cadastro regular junto ao órgão regulador. Portanto, ela é autorizada a realizar operações de transporte de materiais radioativos.
Porém, apesar do material ser considerado de risco muito baixo à população e ao meio ambiente, a comissão alerta que a manipulação inadequada e de forma constante do produto pode causar danos à saúde do manipulante.
A CNEN pede para que, caso alguém encontre a fonte, o órgão seja imediatamente informado pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763. A polícia também deve ser avisada.