A Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, emitiu um comunicado, nesta sexta-feira (5), para tranquilizar a população sobre o
Segundo a CNEN, um veículo da empresa de transporte Medical ALD levava um gerador de Germânio e Gálio, elementos químicos radioativos usados para fins médicos, de São Paulo para Curitiba (PR) e Blumenau (SP).
O órgão afirma que, por sua baixa atividade, essa fonte se na categoria 4, representando risco radiológico muito baixo para a população e o meio ambiente.
O caso foi registrado na 49ª DP de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo. Ainda de acordo com o comunicado, o boletim de ocorrência foi aberto pela transportadora.
“Consta [no boletim de ocorrência] que, por imprudência do motorista, que decidiu levar o automóvel para local diverso do pátio seguro onde o veículo deveria ficar abrigado durante à noite, o veículo foi furtado”, diz a nota.
Desde que foi notificada do roubo, a comissão busca levantar informações sobre a fonte roubada. A CNEN afirma que a empresa de transportes está com o cadastro regular junto ao órgão regulador. Portanto, ela é autorizada a realizar operações de transporte de materiais radioativos.
Porém, apesar do material ser considerado de risco muito baixo à população e ao meio ambiente, a comissão alerta que a manipulação inadequada e de forma constante do produto pode causar danos à saúde do manipulante.
A CNEN pede para que, caso alguém encontre a fonte, o órgão seja imediatamente informado pelos telefones (21) 98368-0734 ou (21) 98368-0763. A polícia também deve ser avisada.