Ouvindo...

Times

Inglês ou espanhol no Enem 2024? Professor dá dicas para decidir idioma

Candidatos têm que decidir no momento da inscrição se irão fazer questões de língua inglesa ou espanhola na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começaram nesta segunda-feira (27) e vão até o dia 7 de junho. O que alguns candidatos não sabem é que já no momento de preencher formulário de inscrição eles terão que escolher se vão querer fazer questões de inglês ou de espanhol na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Quando começam as inscrições para o Enem 2024?
Enem 2024: inscrições começam nesta segunda-feira; veja cronograma

Qual língua escolher?

Em entrevista à Itatiaia, o especialista em ensino de língua inglesa Felipe Guimarães Valu, do Colégio Chromos, afirmou que para alunos que já possuem algum tipo de contato com a língua inglesa, seja por filmes, livros, videogames ou música ela é a melhor opção. “Nesse contexto da globalização, a gente já recebe muita informação em inglês no dia a dia”, esclarece. "É uma prova que costuma ser até mais fácil do que a da língua espanhola, porque não traz aspectos gramaticais, mas de interpretação de texto”, continua.

Candidatos do Rio Grande do Sul terão isenção na taxa de inscrição do Enem 2024

Contudo, em casos de candidatos que não possuem nenhum tipo de contato com a língua inglesa, ele aconselha que, nesse caso, optem pela língua espanhola. Como o espanhol tem semelhanças com o português por ser uma língua de origem latina, os alunos poderão ter uma maior facilidade de interpretar os textos da prova.

Leia também

Conselho

A dica de Valu para alunos que escolheram fazer a prova de inglês no Enem 2024, é que mantenham o contato constante com a língua. “Se o aluno não tem muita proficiência ainda, ele pode focar em leituras mais fáceis. Por exemplo, existe o site ‘News In Levels’ onde ele pode ter acesso a textos de notícias do nível fácil ao mais complexo”, aconselha.

O professor também afirma que é importante que os candidatos sempre façam glossário, listas e tentem entender os textos sem a necessidade de ficar traduzindo as palavras.


Participe dos canais da Itatiaia:

Ana Luisa Sales é estudante de jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente escreve para as editorias entretenimento, curiosidades e cidades.
Leia mais