Ouvindo...

Vídeo: após cheia histórica, rio Taquari baixa e revela rastro de destruição em Cruzeiro do Sul (RS)

O bairro Passo da Estrela foi completamente varrido após as enchentes do início do mês na cidade; nível do rio Taquari chegou a mais de 30 metros, mas já começou a baixar

Bairro foi completamente destruído após enchentes

A cheia histórica do rio Taquari, no Rio Grande do Sul, deixou um rastro de destruição pelas cidades localizadas ao longo da sua extensão. No dia 1° de maio, o rio chegou ao maior nível da sua história, ultrapassando os 30 metros. A região foi uma das mais atingidas pelos recentes temporais.

Agora que o rio baixou e está em 7,51 metros, é possível ver os estragos causados pela inundação. Em Cruzeiro do Sul, o bairro Passo da Estrela foi completamente destruído e varrido do mapa. Imagens captadas, nesta terça-feira (15), por um drone mostram os escombros das casas e estabelecimentos que foram engolidos pela força da água.

Leia também

Temporal no RS

Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul, desde o fim de abril, já afetaram mais de 2,1 milhões de pessoas em 449 municípios, o equivalente a 90% do estado gaúcho. De acordo com os dados mais atualizados, são 149 mortos, 108 desaparecidos, 806 feridos, mais de 76 mil em abrigos e mais de 530 mil desalojados (em casa de parentes e amigos).

Como ajudar?

Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).

Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.