Ouvindo...

Rio Taquari passa dos 30 metros e atinge o maior nível da história no Rio Grande do Sul

Estado de calamidade pública por conta das chuvas intensas foi decretado nessa quarta-feira (1º)

Corpo de Bombeiros trabalha no resgate e ajuda a moradores

O Rio Taquari bateu a marca de 30 metros de cheia pela primeira vez em sua história. O número foi registrado nas cidades de Lajeado e Estrela, que ficam localizadas no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul. A região é atingida por uma forte chuva que deixou, pelo menos, 10 mortos. O estado decretou estado de caliamidade pública nessa quarta-feira (1º).

Em Lajeado, a prefeitura da cidade registrou a marca de 30,15 metros às 21h30. Em Estrela, a marca de 30,20 foi batida às 21h00.

A previsão é de que o rio continue subindo: “O rio deverá subir nas próximas horas e a enchente deverá alcançar cotas de até 31 ou 32 metros. Por prevenção, a orientação é que moradores até a cota 33 busquem um local seguro imediatamente”, escreveu publicação da cidade de Lajeado.

‘Maior desastre já enfrentado’

Nessa quarta (1º), o governador Eduardo Leite disse que as fortes chuvas que atingem o estado vão caracterizar “o maior desastre já enfrentado” pelos gaúchos. “Nós estamos vivendo um momento muito crítico no estado”, afirmou à imprensa.

Números das chuvas

Balanço divulgado pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul no fim da tarde desta quarta-feira (1º) revelou que 114 cidades gaúchas foram atingidas pelas fortes chuvas que afetam o estado desde segunda-feira (29). Ao menos dez mortes foram confirmadas. Outras 11 pessoas estão feridas.

Ao todo, 19.110 pessoas foram afetadas em solo gaúcho por ocorrências como enchentes, deslizamentos de terra, transbordamento de rios e desabamentos. O último balanço mostra que 3.416 indivíduos estão desalojados e 1.072 estão em abrigos.

Do total de dez mortes, duas ocorreram em Paverama e duas em Salvador do Sul. Os outros municípios que registraram vítimas fatais foram Pântano Grande, Itaara, Encantado, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.

*com informações de CNN Brasil

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.