O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), afirmou à CNN que o nível do rio Guaíba tende a ultrapassar os cinco metros. "É esperado que supere os cinco metros e que atinja o ponto máximo desse aumento do Guaíba entre terça-feira e quarta-feira”, declarou Souza em entrevista hoje (12).
Por volta das 9h deste domingo, o nível do Guaíba estava em 4,65 metros. No dia anterior, a medição ficou em torno de 4,60 metros. Projeções da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sugerem que o nível da água possa alcançar 5,5 metros nos próximos dois dias.
O vice-governador explicou que o Guaíba recebe afluência das nascentes dos rios da Serra Gaúcha e do litoral norte. “Dado que as precipitações que estão ocorrendo nesses locais irão sobrecarregar esses rios, essas águas irão fluir em direção ao Guaíba nos próximos dias, resultando, com certeza, em uma inundação significativa na cidade de Porto Alegre e na região metropolitana”, disse.
Se o nível do Guaíba atingir 5,5 metros, ele estaria 2,5 metros acima do nível de inundação, que é de 3 metros. O pico registrado até o momento foi no último domingo (5), atingindo uma marca histórica de 5,33 metros, superando em 58 centímetros o recorde anterior de 4,75 metros, estabelecido em 1941.
Segundo dados da Defesa Civil, pelo menos 143 pessoas perderam a vida em decorrência das chuvas e enchentes nas últimas semanas no estado.
Leia também