Inúmeras histórias marcam a tragédia que assola o Rio Grande do Sul ao longo das últimas semanas. Talvez em uma das mais comoventes delas, quatro integrantes de uma mesma família foram encontrados abraçados sob a terra após a casa em que estavam ser atingida por um deslizamento em Roca Sales, no interior gaúcho.
Foram registradas cinco vítimas no total: além do pai, que estava em outro cômodo quando a terra atingiu a casa, foram localizados mãe, dois filhos (entre eles, uma menina de 13 anos) e a esposa do filho mais velho.
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), que auxilia nos resgates no estado vizinho, atendeu a ocorrência no último domingo (5). O deslizamento que resultou nas mortes trágicas teria ocorrido dias antes, mas as forças de resgate tiveram dificuldade de chegar ao local devido à complexidade do terreno.
Conforme os bombeiros, a casa em que a família encontrada em Roca Sales estava foi brutalmente atingida por um deslizamento de cerca de 300 metros em meio às fortes chuvas. Para chegar até a residência, equipes foram de viatura até um ponto e, por conta da situação do local, percorreram cerca de 4 km a pé, carregando equipamentos.
Ao chegar no local em que a casa deveria estar, na manhã do dia 5, quase não conseguiram avistar a residência. Ainda assim, continuaram buscando pela família que morava por ali. “A casa ficou totalmente destruída, mas ainda com algumas partes aparentes e, por isso, tínhamos um local e indícios para começar as buscas”, disse o Corpo de Bombeiros.
Após mais de 12 horas de trabalho, o que envolveu também escavação, a equipe finalmente conseguiu localizar a família. Quatro dos integrantes estavam abraçados entre si em um dos cômodos, segundo registro feito pela equipe de bombeiros.
Temporal no RS
O Rio Grande do Sul decretou
Como ajudar?
Segundo as autoridades, desabrigados e desalojados que foram acolhidos pela Defesa Civil precisam não só de alimentos, como também de colchões, roupas de cama e banho e também cobertores. Quem mora na região de Porto Alegre pode contribuir presencialmente no Centro Logístico da Defesa Civil Estadual (avenida Joaquim Porto Villanova, 101, bairro Jardim Carvalho, Porto Alegre).
Além de receber doações de vários itens, as autoridades permitem a doação de qualquer tipo de valor em dinheiro. Para permitir a colaboração de pessoas de outras cidades e estados, o Governo do Estado criou uma chave Pix para receber doações. Quem quiser contribuir, pode fazer um Pix para o CNPJ 92958800000138.