Com a previsão de mais chuvas em todo o estado do Rio Grande do Sul, várias cidades estão em alerta de novas inundações. Entre elas, está Pelotas, onde o nível do Canal São Gonçalo atingiu, nesta sexta-feira (10), o maior nível, 2,74 m.
A prefeita Paula Mascarenhas (PSDB) atualizou sobre o estado das chuvas no município e informou que a situação vem se agravando. O nível do Canal do São Gonçalo está no nível mais alto. Em 24 horas, o índice passou de 2,14 m para 2,74m, segundo atualização da prefeitura às 14h desta sexta.
‘Ainda há muita incerteza mas no meio desse cenário procure um lugar seguro, fiquem atentos com os alertas e se protejam’, disse a prefeita em live nas redes sociais.
Novo meio de comunicação
Embora a recomendação seja respeitar o alerta para deixar as casas, o Corpo de Bombeiros de Pelotas estabeleceu um novo meio de comunicação para facilitar os resgates na região:
- Utilizar uma peça de roupa ou tecido azul na residência para sinalizar segurança e desejo de permanecer em casa;
- Utilizar uma peça de roupa ou tecido vermelho para sinalizar perigo ou a necessidade de resgate
Bairros devem ser evacuados
Também em comunicado nas redes sociais, na noite de quinta-feira (9), a prefeitura de Pelotas emitiu alerta em dois bairros, Valverde e Santo Antônio. A recomendação é que os moradores evacuem os locais porque o nível da água está subindo.
‘O nível Lagoa dos Patos apresenta dificuldade para medição, devido agitação da água. Localidades dos dois balneários devem evacuar imediatamente!’, diz comunicado.
Em caso de emergência, a prefeitura informou que os moradores devem ligar para as Forças de Segurança:
- Guarda Municipal - 153
- Brigada Militar - 190
- Bombeiros - 193
Tragédia RS
O
Até as 12h desta sexta (10), nos 437 municípios afetados, 1.947.372 pessoas foram prejudicados, 70.772 estão em abrigos, 337.346 estão desalojadas e 756 feridas. Não há mortes em investigação.
Segundo a Defesa Civil estadual, 70.863 pessoas e 9.984 animais foram resgatados. 27.218 pessoas estão empenhadas nos resgates, com 3.466 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações. Mais de 2.517 foram de outros estados para o RS.
*Sob supervisão de Enzo Menezes