Ouvindo...

'É o pior desastre da história do Rio Grande do Sul’, diz Eduardo Leite sobre chuvas

Segundo o governador, o acumulado de chuvas pode chegar a 1.000 mm em algumas cidades do estado; oito mil pessoas já foram resgatadas pelas forças de segurança nacionais e estaduais

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB-RS), classificou as chuvas que atingem o estado como “o pior desastre já registrado na historia do Rio Grande do Sul e, talvez, um dos maiores da história recente do país”. Já são 39 mortos, 68 desaparecidos e 24.080 desalojados. Ao todo, são mais de 350 mil pessoas atingidas em 265 municípios.

Segundo Leite, o acumulado de chuvas pode chegar a 1.000 mm em algumas cidades do estado, que sofre com chuvas fortes initerruptamente desde segunda-feira (29). Para salvar a população, o governador afirma que há 18 aeronaves empenhadas nas operações de resgate. Até o momento, as forças de segurança estaduais e nacionais já resgataram oito mil pessoas.

“A dificuldade do clima para fazer os resgates torna tudo mais aflitivo. Estamos buscando todos os meios para chegar até as localidades afetadas. Algumas delas estão muito inacessíveis”, disse Eduardo Leite.

Com o tempo mais firme nos próximos dias, a Defesa Civil Estadual garante que vai conseguir resgatar mais pessoas. “Temos a perspectiva de termos condições melhores amanhã, que vão nos permitir resgatar o maior número de pessoas nas próximas horas. As pessoas já estão no limite. Provavelmente nós temos pessoas que estão a 72 horas ou mais sem acesso a alimentação e água”, disse o Coronel Boeira, Coordenador Estadual da Defesa Civil do RS.

Nível do rio Taquari deve baixar

O governador também afirmou que o volume do rio Taquari, que alcançou 30 metros, a maior marca da história, está começando a baixar. “Há expectativa de diminuição e que ele não volte a subir, mas ainda requer atenção”, alertou.

Apesar da expectativa de diminuição, a região do Vale do Taquari ainda segue sob risco extremo de inundações e deslizamentos de terra. Segundo a previsão do tempo, a chuva passará a ficar mais concentrada na região norte do estado. Por isso, a bacia do rio Uruguai está sob alerta da Defesa Civil. Há previsão de elevação do nível dos rios nas cidades de Alegrete, Itaqui e São Borja.

Leia também

Chuvas em Porto Alegre

Além dos municípios ao longo do rio Uruguai, Leite elenca outros pontos de atenção em Porto Alegre: áreas próximas ao rio Guaíba, área central e 4º distrito até o Aeroporto Salgado Filho.

Ainda sobre a situação na capital gaúcha, o governador falou sobre o risco de uma inundação ainda maior. Segundo ele, a força da água pode romper as estruturas que impedem que a cidade seja inundada.

“Não há como garantir que não haja algum tipo de ruptura, tamanho o estresse dessas estruturas. Uma eventual ruptura pode causar uma onda, arrastando, machucando, ferindo e colocando em risco a vida das pessoas. Por isso que nós tivemos uma ordem de evacuar os lugares que podem ser atingidos em Porto Alegre e região”, afirmou.

Barragem rompida é monitorada

A barragem 14 de julho, entre os municípios de Cotiporã e Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, rompeu parcialmente na tarde de quinta-feira (2). Segundo o governador, as forças de segurança estão fazendo um esforço para conseguirem levar técnicos até a barragem.

A ideia é que eles abram comportas para diminuir pressão da água sobre a estrutura da barragem. Leite diz que é necessário evitar que o restante da barragem se rompa. “A manutenção da integridade dela é estratégica”, afirmou.


Participe dos canais da Itatiaia:

Fernanda Rodrigues é repórter da Itatiaia. Graduada em Jornalismo e Relações Internacionais, cobre principalmente Brasil e Mundo.